Um buraco gigante no coração da Guatemala está a chocar a população local. O aluimento de terras deu-se no passado fim-de-semana, tendo engolido várias infra-estruturas, incluindo casas.
De acordo com fontes oficiais citadas pela CNN, não se registaram vítimas mortais relacionadas com a formação da cratera, que desenhou no chão de um bairro na Cidade da Guatemala um círculo perfeito, com 20 metros de diâmetro e cerca de 30 de profundidade.
De acordo com o provedor dos direitos humanos da capital da Guatemala, desde 2005 que a população local se queixava de ruídos vindos do interior da terra, fissuras e aluimentos no terreno.
Já o presidente de uma associação de moradores local, Augusto Lopez Rincon, acredita que o excessivo trânsito de camiões seja o responsável pela formação do enorme buraco.
Segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos, este tipo de crateras pode surgir quando debaixo da superfície estão terrenos calcários, rochas carbonáticas ou solos com muito sal que podem dissolver-se facilmente com a circulação de água nos lençóis freáticos.
O aluimento de terras ocorreu no mesmo fim-de-semana em que a Guatelama foi assolada pela passagem de uma tempestade tropical, que deixou um enorme rasto de destruição na América do Sul. No total morreram mais de 175 pessoas na Guatemala, Honduras e El Salvador.
TVi24
Sem comentários:
Enviar um comentário