Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Teresa Pires e Helena Paixão são já o primeiro casal homossexual em Portugal

Teresa Pires e Helena  Paixão são já o primeiro casal homossexual em Portugal
Helena e Teresa casaram, hoje, em Lisboa

Helena Paixão e Teresa Pires casaram na segunda-feira, numa conservatória de Lisboa e tornaram-se nas primeiras pessoas do mesmo sexo a casarem em Portugal.

Quando se poderia dizer que era uma segunda-feira iguais a tantas outras: à excepção de meia dúzia de familiares e amigos, activistas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) e uma batalhão de jornalistas, o casamento de Teresa Pires e Helena Paixão parece não ter provocado curiosidade em mais ninguém.

Se os primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo em Espanha, em 2005, levantaram interesse junto da população e os protestos de movimentos contra, hoje, na Conservatória do Registo Civil, na avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, apenas a pressão mediática do evento dava a entender que se tratava de um dia diferente naquele espaço.

Tanto Teresa como Helena optaram por um estilo informal, tendo surgido ambas perante a conservadora de t-shirt. No final de cerimónia, a primeira adquiriu o apelido Paixão e a segunda Pires.

Dentro da sala, havia mais jornalistas e câmaras junto à conservadora do que no resto da sala, destinada aos convidados. Na primeira fila, além das filhas de ambas, de 16 e 10 anos, fruto de relações heterossexuais anteriores, encontravam-se as quatro testemunhas do casamento, entre elas Luís Grave Rodrigues, o advogado do casal, que se tornou conhecido em 2006, quando interpôs uma acção para que Teresa e Helena pudessem casar.

Nos lugares seguintes pontuavam os activistas LGBT, como António Serzedelo, da Opusgay, ou Sérgio Vitorino, do colectivo Panteras Rosa, e um único deputado da Assembleia da República, José Soeiro, do Bloco de Esquerda.

Alguém vestido de modo mais formal? Sim, mas só mesmo a conservadora e a notária que a apoiava no despacho.

Após o beijo, que finalizou a cerimónia, coube a José Carlos Tavares, um dos precursores do movimento LGBT português, desfraldar a bandeira do arco-íris (símbolo daquela comunidade), em plena sala da mesma conservatória que recusou casar Teresa e Helena há quatro anos.

As duas foram declaradas pela conservadora "unidas pelo casamento", pelas 9.45 horas, numa sala onde estavam cerca de trinta pessoas que aplaudiram o casal e a declaração.

Teresa Pires e Helena Paixão vivem juntas há oito anos com as duas filhas de uniões anteriores heterossexuais. Em Fevereiro de 2006, deram entrada com um processo de casamento na 7.ª conservatória de Lisboa, mas viram o processo recusado, primeiro pelo conservador e depois pelos tribunais.

Hoje, segunda-feira, tornaram-se o primeiro casal homossexual a casar em Portugal, depois de o Parlamento ter alterado as leis que antes só permitiam esta união entre pessoas de sexo diferente.

JN

Sem comentários: