Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mercadorias já foram de comboio ao porto...

A exploração comercial do novo ramal ferroviário do porto de Aveiro começou esta semana, em regime experimental, segundo o presidente do conselho de administração desta estrutura portuária, José Luís Cacho.

"As primeiras mercadorias transportadas de comboio chegaram ao porto de Aveiro na quinta feira e correu tudo bem", disse José Luís Cacho, acrescentando que "a linha está a ser calibrada" e que a inauguração oficial, que será marcada pelo Governo, poderá ocorrer a partir de "meados de março".

Uma composição com 20 vagões, 220 metros de comprimento e 740 toneladas de peso bruto, transportou na quinta feira para o porto de Aveiro pasta de papel Kratt Branqueada da fábrica Celtejo, em Vila Velha de Ródão.

"Foram transportadas 483,711 toneladas de um total de 3.500 toneladas a exportar. A mercadoria destina-se à exportação, em navio completo, para Itália", explicou José Luís Cacho à agência Lusa, adiantando estar prevista a chegada de mais uma carga por via ferroviária.

José Luís Cacho diz que a entrada em funcionamento da linha ferroviária vai permitir ao porto de Aveiro expandir-se para o "hinterland" de Castela e Leão, atraindo mercadorias provenientes destas regiões de Espanha. "Através da linha ferroviária vamos movimentar 600 mil toneladas de mercadorias por ano, o que dá cerca de três comboios por dia, aumentando assim a competitividade do porto de Aveiro", argumenta.

As obras, concluídas em Dezembro de 2009, representaram um investimento global de 72 milhões de euros, 50 por cento comparticipados pelo Fundo de Coesão e 50 por cento do Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) e da REFER.O ramal tem uma extensão aproximada de nove quilómetros.

Jornal de Noticias

Sem comentários: