Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 11 de março de 2010

Capitão luso-espanhol sequestrado por piratas somalis...

Em Dezembro de 2009, a Fragata portuguesa Álvares Cabral neutralizou um grupo de piratas somalis no Golfo de Áden

Um grupo de piratas sequestrou ontem uma embarcação pesqueira com bandeira do Quénia e capitão luso-português, ao largo da costa da Somália. Segundo o El País, a tripulação do Sakoba é composta por 20 pessoas, a maioria de origem africana.

O diário espanhol El País noticia hoje mais um sequestro por piratas de uma embarcação ao largo da costa da Somália. Desta vez trata-se de um navio pesqueiro chamado Sakoba, que navega com bandeira queniana e tem um capitão português naturalizado espanhol.

O Sakoba terá sido capturado na madrugada de ontem. A NATO emitiu um alerta a dar conta do sequestro e a avisar os navegantes para a possibilidade de a embarcação estar a ser utilizada como chamariz para outros alvos potenciais dos piratas.

A embarcação dedica-se à pesca de espadarte, peixe-espada e tubarão, e pertence à empresa de propriedade queniana e galega East Africa Deep Shipping.

Em 2009, os ataques de piratas aumentaram 39%, e mais de metade dos casos ocorreu na Somália, segundo o Centro de Informação de Pirataria do Departamento Marítimo Internacional. Também em 2009, os piratas somalis receberam 43 milhões de euros em resgates, segundo uma fonte do Programa de Assistência a Navegantes, organização que vigia a pirataria no Golfo de Adém, citada pelo diário queniano Daily Nation.

Diário de Noticias

Sem comentários: