Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 13 de março de 2010

Bob Geldof pede demissão da BBC...

Bob Geldof pede demissão da BBC

O músico Bob Geldof, que liderou a campanha "Band Aid" nos anos 80, destinada a angariar fundos para combater a fome na Etiópia, pediu a demissão de director do Serviço Mundial da BBC devido a uma reportagem da rádio que afirmou que os fundos obtidos teriam sido usados na compra de armas por grupos rebeldes.

Segundo a BBC Brasil, num artigo publicado esta quarta-feira no "The Guardian", Bob Geldof afirmou que a reportagem da BBC não tem credibilidade e pede uma investigação aos factos relatados pela emissora. Nesse artigo, Geldof pede ainda a demissão do director do Serviço Mundial da BBC, Peter Horrocks, do produtor da reportagem, Martin Plaut e do seu chefe, Andrew Whitehead.

Na peça, emitida a semana passada no programa "Assignment", o editor Martin Plaut afirmara que boa parte dos mais de 100 milhões de dólares, angariados pelo "Band Aid" para ajudar as vítimas da fome na Etiópia, teriam sido desviados para a compra de armas por grupos rebeldes da província do Tigré.

Bob Geldof acusa a reportagem de ter caluniado o "Band Aid" e diz que vai denunciar o Serviço Mundial da BBC ao orgão regulador da imprensa no Reino Unido, Ofcom, e aos directores da BBC, exigindo a transcrição de todas as entrevistas do programa em questão, adianta a BBC Brasil.

Para o músico, se não tivesse chegado ajuda à Etiópia teriam morrido milhares de pessoas de fome, o que não se verificou porque, segundo Geldof, a ajuda tem chegado ao seu destino.

“É difícil acreditar que alguém tenha levado a reportagem a sério. Então onde estão os mortos? Se não receberam alimentos, porque não morreu ninguém de fome? Essa seria uma das primeiras coisas que eu teria perguntado, mas eles não morreram porque estiveram a receber ajuda", disse.

Bob Geldof estará agora a estudar a hipótese de a Fundação Ban Aid poder vir a mover um processo judicial contra Martin Plaut e o Serviço Mundial da BBC, informa ainda o mesmo site.

A BBC mantém as afirmações feitas pelos seus jornalistas.

Diário de Noticias

Sem comentários: