Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 13 de março de 2010

"António Spínola queria eliminar adversários"...

António Spínola queria voltar ao poder através de um golpe de Estado e "eliminar fisicamente" os adversários políticos, disse o jornalista Guenter Wallraff, que em 1976 se encontrou com o general na Alemanha, disfarçado de traficante de armas.

"Nas conversas que tive com ele em Dusseldorf, disse-me que precisava de armas para exterminar fisicamente os adversários", garantiu Wallraff em entrevista à Agência Lusa, em Berlim.

Em 1976, o jornalista, já então famoso pelas reportagens "undercover", conseguiu infiltrar-se no MDLP liderado pelo ex-Presidente da República, disfarçado de nacionalista germânico que forneceria armas ao movimento.

Wallraff recordou o episódio que serviu de base ao seu livro "Aufdeckung einer Verschwoerung - die Spínola Aktion" ("A Descoberta de uma conspiração, a acção Spínola", ed. Bertrand, 1976), nas vésperas do 35.º Aniversário do 11 de Março, o golpe que levou o militar do monóculo a fugir do país e a criar o MDLP, uma força clandestina anti-comunista.

"Eu estava a trabalhar numa cooperativa em Portugal, a Estrela Vermelha, e resolvi ir ao Norte, à Póvoa do Varzim, a um local de encontro dos terroristas", contou Wallraff.

O jornalista, hábil a representar, estabeleceu contacto com a organização de Spínola, dizendo que trabalhava para Franz-Josef Strauss, conhecido pelas suas posições conservadoras e líder dos democratas cristãos da Baviera.

Conquistada a confiança dos interlocutores lusos, chegou a ter "encontros secretos" nas montanhas de Portugal com os seus líderes, a quem prometeu armas.

Regressado à Alemanha, em Março de 1976, Wallraff recebeu um telefonema, indicando que o "general Walter", nome de código de Spínola, iria pessoalmente a Dusseldorf falar com ele e com os elementos da sua "organização".

Spínola chegou, "com a gola do sobretudo levantada, e de óculos escuros", e só quando, no hotel onde se reuniram, tirou os óculos e pôs o monóculo que o celebrizou, Wallraff soube quem tinha pela frente.

"Eu nem queria acreditar, era o lendário ex-Presidente da República, o ex-guia da Revolução dos Cravos", disse o jornalista alemão, hoje com 68 anos.

Wallraff recordou ainda que as conversas que tiveram foram "escaldantes", e que Spínola lhe disse que a sua organização já tinha pontos de apoio no Alentejo, e estava prestes a tomar o poder.

O facto de Spínola lhe ter dito que queria armas para exterminar fisicamente os adversários levou depois a que as autoridades suíças, a quem Wallraff entregou provas, o detivessem e extraditasse mais tarde para o Brasil.

Durante algum tempo, Wallraff também evitou ir a Portugal, "porque era perigoso", diz, e mesmo na Alemanha foi alvo da fúria da extrema direita, que lhe incendiou o escritório e destruiu o arquivo.

Mas o escritor e jornalista alemão continua a ter amigos em Portugal, adora Lisboa e revelou à Lusa que em breve irá a Lisboa visitar a filha do falecido cantor José Afonso, de quem foi amigo.

"Tenho recordações muito nostálgicas de Lisboa, e quero voltar para desfrutar do ambiente da cidade", disse Wallraff, lamentando a extinção das cooperativas criadas pela Reforma Agrária no Alentejo.

"Os latifundiários voltaram, é trágico", desabafou o jornalista alemão, que continua a ser uma figura polémica, e a pôr a nu injustiças sociais no seu país.

Jornal de Noticias

Sem comentários: