Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Se pensa em ir de ferias pela TAP, pense duas veses...

Avião TAP [Arquivo]


O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou esta terça-feira a convocação de uma greve para os dias 24 e 25 de Setembro, devido ao «descontentamento insustentável manifestado pelos pilotos da TAP», revela a Lusa.


A decisão de avançar para a greve foi tomada esta tarde durante a assembleia-geral do SPAC, em que 85 por cento dos pilotos presentes na reunião votaram a favor da convocação dos dois dias de paralisação, de acordo com um comunicado da estrutura sindical.


Num extenso comunicado, os pilotos da TAP acusam a administração da empresa, liderada por Fernando Pinto, de cometer «vários erros» e de não levar em conta as «inúmeras e substanciais concessões» feitas pelos pilotos à empresa, quer em termos de remunerações, quer em termos de horários.


«Ou seja, os contributos dos Pilotos foram decisivos para a recuperação da Empresa e para a formação dos seus lucros. Os mesmos lucros que estiveram na origem da atribuição de prémios aos Administradores da TAP e aos demais gestores e trabalhadores. Mas não aos Pilotos», referem, em comunicado.


Os pilotos recusam «continuar a subsidiar indefinidamente um modelo de gestão baseado na contínua compressão dos salários reais e no aumento da produtividade». Para o SPAC, «a crise externa não é um argumento válido para conter as exigências dos Pilotos da TAP».


Além da degradação da situação financeira da empresa, o sindicato atribui também à administração «a degradação do serviço prestado aos clientes, com uma pontualidade e um índice de extravio de bagagens que é o segundo pior da Europa, amplificando as indemnizações aos passageiros (especialmente de ligação) para 31 milhões de euros em 2008».


E acusam ainda: «Tudo indica que o Eng. Fernando Pinto se prepara para diferir custos relativos a 2009 para exercícios subsequentes e antecipar receitas para camuflar o descalabro da gestão e continuar a receber prémios de gestão indevidos».


«Assim, no actual contexto de impasse negocial e perante o descontentamento insustentável manifestado pelos Pilotos da TAP na Assembleia-Geral de empresa realizada hoje, dia 8 de Setembro, a Direcção do SPAC foi mandatada, pela esmagadora maioria dos Pilotos presentes na AG (85% dos votos a favor), para convocar uma greve para os próximos dias 24 e 25 de Setembro de 2009», pode ler-se no final do documento.

Sem comentários: