Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 12 de setembro de 2009

Paulo Portas vs Francisco Louçã


Num encontro aceso e de divisões vincadas, Judite de Sousa teve de questionar Paulo Portas e Francisco Louçã se queriam que ela pagasse uma multa pela falta de cumprimento de regras para terminar o debate. Ao longo de 50 minutos, os líderes do CDS e do BE exibiram divisões sobre os problemas que consideram prioritários, desde a economia link externo, aos temas da imigração e da segurança.


Veja aqui o debate na íntegra link externo


Numa disputa de «sensibilidades» em relação aos problemas sociais, Louçã censurou o partido de Portas por propostas que considera lesivas dos mais pobres. «Olho para o site do seu partido e vejo lá um texto que me espanta, que é um texto a defender o fim do salário mínimo nacional», apontou.


O democrata-cristão amparou o golpe, dizendo que se trata de uma visão particular de um elemento da JP e que «não é a posição de nenhum dirigente nacional do CDS», argumentando que por haver elementos ligados ao BE associados à actos de vandalismo em plantações de transgénicos isso não significa que essa seja a política oficial do BE.


Citação de Salazar


O tema das nacionalizações defendidas por Louçã e do Rendimento Social de Inserção que Portas quer limitar serviu de mote para acentuar as diferenças. «Ouvi dirigentes do CDS, e agora não me dirão que é um mero dirigentes da JP que desapareceu em combate, a falar da ideia de que o Rendimento Social de Inserção (RSI) era um subsídio à preguiça. Fiquei muito chocado com isso», disse o bloquista, associando esta visão à de Salazar, que citou: «O subsídio de desemprego é um subsídio à pobreza».



Paulo Portas respondeu: «A minha aposta é em quem trabalha (...) e ao lado vê gente a mais que não quer trabalhar e quer viver à custa do contribuinte». O líder do CDS reivindicou uma série de decisões em matérias de apoio social que foram tomadas quando o CDS esteve no poder. «Uma coisa é falar outra coisa é fazer», largou, dizendo, em relação ao RSI, que o que não aceita é que se transforme «uma ajuda transitória num modo de vida».


A imigração voltou a acentuar antagonismos, entre um Louçã que realçou o «contributo extraordinário» dos imigrantes em Portugal e um Portas que alertou para a falta de condições de acolhimento. «Queremos que os que cá vêm sejam tratados como gostávamos que os portugueses tivessem sido tratados», anotou o líder do BE, recusando ter chamado xenófobo a Portas: «Acusei políticas concretas de xenofobia, não falei do CDS como xenófobo».


Mas Portas considerou que até estas críticas eram injustas: «A política de imigração do CDS não tem nada de xenófoba. É a política aprovada em Setembro de 2008 pelo Conselho Europeu. E o que diz o Conselho Europeu? Que a imigração deve ser regulada», sintetizou o centrista, argumentado que «uma sociedade deve acolher aqueles imigrantes que pode integrar».


Polícias bastam, polícias não chegam


A segurança encerrou o debate, mas não as diferenças. Aqui, Louçã defendeu que o problema não está na falta de agentes, mas no elevado número deles longe das ruas, entregues a trabalhos burocráticos. As prioridades para o BE, nesta matéria, passam pela especialização das polícias em tipos de criminalidade emergente, na política proximidade e na cultura de direitos e de deveres.


Pelo contrário, Portas disse que há um problema de efectivos. «Esse argumento que usou de que uns estão a fazer tarefas burocráticas e outros tarefas operacionais foi o argumento que José Sócrates usou para se enganar, prometendo que ia tirar os que estava a fazer tarefas burocráticas e pô-los em operacionais, esquecendo que muitos que estão a fazer tarefas burocráticas são já policias mais idosos», respondeu assim a Louçã. «Não é possível tratar criminalidade mais grave com leis brandas».

Sem comentários: