Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Polícia indonésia volta a anunciar que matou Noordin Top, o terrorista mais procurado da Ásia...


O malaio Noordin Top, considerado o líder de um grupo vinculado à Al-Qaeda e o terrorista mais procurado no sudeste da Ásia, morreu na manhã desta quinta-feira numa operação da polícia indonésia, segundo avançam as principais agências internacionais.


Ao ser questionado se Noordin morreu na operação, o chefe da polícia nacional da Indonésia, Bambang Hendarso Danuri, que tinha acabado de sair de uma reunião com o presidente do país, respondeu: «Sim, sim, os detalhes estão com o quartel-general da polícia nacional», declarou, segundo avabnça a AFP.


Noordin Mohammed Top, 41 anos, era um dos extremistas islâmicos mais procurados do sudeste asiático. Era considerado um dos cérebros do movimento radical Jemaah Islamiyah, ligado à Al-Qaeda e responsável pelos atentados de Bali (202 mortos em 2002 e 20 mortos em 2005) e de Jacarta (12 mortos em 2003, 10 mortos em 2004 e nove mortes em Junho deste ano). A confirmação da morte encerra uma longa busca das autoridades indonésias.


Na mesma operação da polícia indonésia foram mortos mais três suspeitos de terrorismo e um agente da polícia ficou ferido depois de ter havido um tiroteio e uma explosão. O raide policial terminou ao raiar do dia quando uma carga explosiva deflagrou no interior de uma casa de aldeia nos arredores da cidade de Solo, em Java Central. Foram ainda detidos mais três suspeitos de terrorismo.


Noordin Top terá sido o homem que fabricou o explosivo usado nos atentados contra hotéis de luxo de Jacarta.


Esta é já a segunda vez que a polícia indonésia anuncia a morte de Noordin Top. Em Agosto, depois de um assalto também a uma vivenda e confrontos que duraram mais de 17 horas, a polícia revelou que tinha apanhado o perigoso terrorista. Mais tarde, foi obrigada a assumir que os testes de ADN revelaram que o homem morto no ataque não era Top.

Sem comentários: