Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A abertura do Museu do Quartzo adiado...



A abertura do Museu do Quartzo, no Monte de Santa Luzia, em Viseu, foi adiada. A inauguração deste espaço estava prevista para hoje, mas o prazo teve de ser prorrogado. Segundo a autarquia, o roubo e o vandalismo de que foi alvo há cerca de um mês obrigou a que fossem feitas novas intervenções. Na altura, foi roubada a torre metálica, que durante várias décadas foi usada na exploração do quartzo. Além do furto, foram ainda feitos estragos nas cablagens e ligações eléctricas do museu. Uma situação que levou ao atraso na instalação dos conteúdos multimédia por parte da empresa YDreams.


A prorrogação do prazo para a conclusão de todas as obras foi ontem aprovada em reunião do executivo camarário. O presidente da autarquia espera que o museu possa estar aberto antes do final do ano, até porque aquela estrutura fará parte dos locais que integram o Ano Internacional da Astronomia.


A criação do museu, que representa um investimento total de quase três milhões de euros, surgiu com a colaboração de António Galopim de Carvalho, coordenador científico do projecto e que, na altura do seu arranque, era director do Museu Nacional de História Natural.


O edifício está dividido em dois pisos, num total de 975 metros quadrados. A zona envolvente será arranjada e inclui, por exemplo, um percurso pedestre devidamente assinalado. Além disso, haverá uma praceta de acesso e um espelho de água, que será criado através das capacidades de uma represa que se encontra ao lado do Museu.


Sem comentários: