Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Norman Borlaug ajudou a combater a fome no mundo. Tinha 95 anos e foi prémio Nobel da Paz em 1970...

Fome na Etiópia


Norman Borlaug, cientista americano e prémio Nobel da Paz em 1970, morreu sábado, aos 95 anos, informa a Universidade A&M, do Texas, citada pela «EFE».


O pai da «Revolução Verde», como ficou conhecido, lutou contra a fome nos países em vias desenvolvimento, mas sucumbiu a um cancro, e faleceu em Dallas.


A «Revolução Verde» promovia o desenvolvimento de técnicas de cultivos que permitiram aumentar a produção em países em desenvolvimento, e ajudar a evitar a onda de fome prevista para estas nações na última metade do século XX.


Borlaug ficou também conhecido pelo importante contributo para criar colheitas resistentes a pragas e de grande desempenho que salvaram vidas em todo o mundo.


Os esforços para criar novas variedades de sementes ajudaram a combater a escassez de alimentos em países como a Índia e o Paquistão, tornando os países do chamado terceiro mundo autosuficientes na produção de alimentos.


Em 2007, Borlaug ganhou a Medalha de Ouro do Congresso, a maior condecoração civil nos EUA.


«Comemos, pelo menos, três vezes ao dia nos países ricos, e damos por certo que vamos ter o que comer. O progresso foi grande e os alimentos estão distribuídos de forma mais equitativa, mas a fome é algo comum e surge com muita frequência», afirmou Borlaug, numa entrevista recente.

Sem comentários: