Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu deve vir nos manuais escolares ...


"O Ministério da Educação deve dar ordens para que sejam alterados os manuais escolares quanto ao local de nascimento de D. Afonso Henriques, que todos os documentos actualmente conhecidos apontam tenha sido Viseu", apontou o professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL).


Na sua intervenção, realizada na sessão de abertura da iniciativa, o professor da UNL salientou que "isso não retira a Guimarães a importância de ser o berço da nacionalidade", após a Batalha de S. Mamede, onde o jovem Afonso derrotou as tropas de sua mãe, D. Teresa.


Comentou que o artífice da tese de que o primeiro rei de Portugal nasceu em Viseu é o historiador e comendador Armando de Almeida Fernandes, que chegou a essa conclusão a propósito de um estudo que lhe foi encomendado pela Unidade Vimaranense - Associação para o Desenvolvimento de Guimarães e sua Região. "Não deixa de ser irónico", sublinhou João Silva de Sousa.


Cita as seguintes palavras de Armando de Almeida Fernandes: 'Quanto mais avanço no meu estudo, mais surpreendido fico eu próprio com as conclusões que chego'. "Nem Coimbra, nem Guimarães. Mas... Viseu. Nasce a obra 'Viseu, Agosto de 1109, Nasce D. Afonso Henriques'", sublinhou o professor da Universidade Nova.



Legitimidade
João Silva de Sousa não deixou também de referir anecessidade de se criar uma Associação D. Afonso Henriques, "para o estudo e continuação das comemorações do nosso primeiro Rei de Portugal". No 'foyer' do Teatro Viriato já estavam disponíveis folhas de inscrição.


"A verdade é que temos confrarias de Aquilino Ribeiro, de Eça de Queiroz, de Saberes e Sabores da Beira. Porque não uma associação de gente que quisesse juntar-se para continuar a lembrança de que Afonso Henriques nasceu aqui?", interrogou. E justifica: "Se isso não acontecer, acaba por ser esquecido!"


Na sessão de abertura falou ainda o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, que falou da "alteração da lógica da tradição" e enumerou "muitos nomes da historiografia da contemporânea que manifestaram o apoio à tese inovadora".


O autarca frisa: "... foi nestas opiniões que encontrámos a legitimidade para promovermos a celebração dos '900 Anos do Nascimento de D. Afonso Henriques, em Viseu!"


Sem comentários: