Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Vao comecar as obras da maior Ecopista do Pais...

As obras de construção da Ecopista do Dão, desde Figueiró (Viseu) até ao concelho de Santa Comba Dão, atravessando o município de Tondela, vão avançar. Estão orçadas em cerca de cinco milhões de euros e deverão ficar concluídas dentro de um ano.


A Ecopista do Dão compreende os 52 quilómetros da antiga Linha do Dão, ligando o Vimieiro a Viseu. Desactivada há cerca de duas décadas, vai proporcionar um trajecto agradável à prática de cicloturismo, e oferecer paisagens ricas em património edificado de grande valor simbólico.
Segundo os promotores, as três autarquias envolvidas, a ecopista ficará dotada com o melhor piso, o melhor equipamento, o melhor mobiliário urbano e a melhor recuperação do edificado, preservando as marcas antigas das estações e equipamentos da linha férrea.


Além de possibilitar o contacto com a natureza, a obra será também exemplo de mobilidade e sustentabilidade. Perto das zonas urbanas, serão criadas áreas de estacionamento e no que concerne à iluminação, será feita através de painéis fotovoltaicos.


Em termos de pontos de interesse, destaca-se a ponte de Mosteirinho e a passagem por Torredeita, assim como a travessia do rio Dinha e o túnel que liga os concelhos de Viseu e Tondela. No município de Santa Comba Dão, o realçe vai para a zona de Nagosela, em que linha acompanha o rio Dão, proporcionado imagens de grande beleza.


A autarquia de Viseu foi pioneira neste projecto, uma vez que já tem em funcionamento oito quilómetros de ecopista, desde o centro da cidade até Figueiró, uma experiência que é considerada de sucesso.


A obra, que será financiada em três milhões de euros pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e os dois restantes divididos pelos três municípios, vai desta forma possibilitar a requalificação e reabilitação das estruturas que rodeiam o trajecto, desde a preservação da fauna e flora, à aproximação das populações.


Autarcas
mobilizados


Os autarcas-presidentes dos três concelhos destacaram a relevância da ecopista na requalificação e reabilitação dos espaços adjacentes.
Carlos Marta, de Tondela e presidente da Associação de Municípios Dão Lafões, promotora do projecto, explicou que se trata "da maior ecopista do país,um empreendimento amigo do ambiente que justifica este esforço intermunicipal".


João Lourenço, de Santa Comba Dão, felicitou todos os que se esforçaram para que este projecto fosse uma realidade. Fernando Ruas, de Viseu definiu o empreendimento como um meio que irá trazer mais alegria, mais dinamização aos concelhos, baseando-se na experiência da ecopista do seu concelho, que já é usufruída há mais de três anos.


Sem comentários: