Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dois novos casos de infecção com o vírus da Gripe A (H1N1)...

Dois novos casos de infecção com o vírus da Gripe A (H1N1) foram confirmados em Portugal, elevando para cinco o total de casos no país.


Um dos casos agora confirmados é o de uma criança de 10 anos, regressada do Canadá, que está internada nos Hospitais da Universidade de Coimbra e que se encontra "clinicamente bem", segundo uma nota disponibilizada no Portal da Saúde do Ministério da Saúde (MS), numa altura em que é esperado, ainda, um comunicado da Direcção-Geral da Saúde (DGS).


O outro caso diz respeito a um homem de 39 anos, regressado dos Estados Unidos, e que está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde deu entrada com sinais de gripe.


De acordo com o comunicado, este indivíduo apresenta um "estado clínico estável".


"Os contactos próximos destes doentes estão a ser identificados para que se inicie o tratamento preventivo com antivirais, em regime de quimioprofilaxia, indicado para estas situações", segundo a nota oficial.


Nas últimas 24 horas, estavam em investigação laboratorial cinco casos suspeitos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1), recorda o Ministério da Saúde, acrescentando que não existe "neste momento" mais nenhum caso em investigação laboratorial.


De acordo com o MS, a notificação à Organização Mundial da Saúde (OMS) da subida para cinco do número de casos confirmados de Gripe A em Portugal está a ser realizada nos termos previstos pelo Regulamento Sanitário Internacional.


Para o MS, a "existência de mais dois casos confirmados não representa uma preocupação acrescida".


"Tal não significa atenuar as medidas de prevenção já tomadas e que têm como objectivo a imediata localização e contenção dos casos", lê-se no comunicado.


A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou terça-feira que Portugal deverá, "a curto prazo", fazer uma pré-reserva de vacinas contra a gripe A H1N1 que irá abranger uma faixa de 5 a 30 por cento da população.


A Organização Mundial de Saúde decretou a passagem à fase 6 do alerta de pandemia da gripe A devido à facilidade e velocidade de propagação do vírus e não pela sua gravidade clínica, lembra a nota hoje divulgada.


O Ministério da Saúde relembra, mais uma vez, que perante sintomas sugestivos de gripe, de contacto com doentes confirmados ou deslocação a áreas afectadas, os cidadãos devem contactar a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e seguir as recomendações feitas pelos profissionais de saúde.


Sem comentários: