Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Mais de um milhar de pessoas, de Nelas e da região...

Mais de um milhar de pessoas, de Nelas e da região, deslocaram-se ao "Coração do Dão" para assistir às Marchas Populares em honra do Santo António. Como é tradição, o Bairro da Igreja e o Bairro do Cimo do Povo disputaram entre si os 'favores' do público presente


O Bairro da Igreja trabalhou na temática 'Os Fontanários do Concelho de Nelas e as Saloias'. Todos os anos tenta representar algo que é tradicional, trazendo à memória dos espectadores o que, muitas vezes, já caiu no esquecimento do povo. "Damos sempre um tom cultural a todo o nosso trabalho", explica Pedro Borges, director da Associação Recreativa e Cultural do Santo António.


As cores escolhidas foram o vermelho, branco e o verde. Desfilaram cerca de 100 pessoas de todas as idades. As senhoras vestiam como padrão bolas verdes e vermelhas num fundo branco, que contrastavam com as meias verdes e brancas às riscas. Calçavam tamancas pretas. Na cabeça, levavam um lenço com uma rodilha e nos braços uma cântara.


Os homens, por seu turno, vestiam camisa branca com um colete vermelho, calça preta e sapatos pretos. Na cabeça, tinham um barrete de cor preta. Levavam ainda os nove arcos do Bairro, que contou com a participação especial dos padrinhos Diana Costa e Pedro Costa: "A marcha é linda, é um prazer enorme estar aqui!".


Tudo se repetirá
na Noite de S. João
O Bairro do Cimo do Povo escolheu como temática "O Fado", porque "é sempre bom recordar a grande Amália", sublinhou Anabela Ribeiro, uma dos responsáveis da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Cimo do Povo.


As cores escolhidas foram o vermelho, branco e preto. Desfilaram também cerca de 100 pessoas, crianças e adultos. As senhoras vestiam um vestido inteiro comprido, branco com mangas vermelhas e um lenço vermelho por cima, decorado com franjas pretas. Os sapatos eram pretos, forrados com um tecido brilhante. Na cabeça, levavam uma bandolete com 5 rosas de papel, todas elas feitas à mão e brincos, também eles artesanais.


Os homens vestiam calça vermelha com franja preta, uma camisa branca e um lenço vermelho ao pescoço. Calçavam sapatos pretos e na cabeça levavam uma cartola com uma fita a combinar com os vestidos das senhoras. Os 6 arcos que estes homens levavam eram uma homenagem especial aos santos populares.


Contaram ainda com a especial presença dos padrinhos Cristina Moreira e António Moreira, que, com um enorme sorriso nos lábios, referiram estar "muito felizes" com a sua presença, endereçando "os parabéns a todos".


E a festa prolongou-se durante toda a noite no Largo de Santo António, com muito boa disposição, não faltando a tradicional sardinha e o caldo verde.


No próximo dia 24, dia de São João (e também feriado municipal), as marchas tornarão a desfilar pelas ruas de Nelas.


1 comentário:

Unknown disse...

A madrinha da Associação R C de Santo Antonio "Bairro da Igreja" chama-se Diana Antunes e não Costa.

As marchas sairão novamente as ruas no 23, vesperas de S. Joao e dançam no paço do municipio a que se seguirá o tradicional arraial GRATUITO (Sardinha, vinho, caldo verde e broa)e não no dia 24. As festas do municipio serão de 19 a 24 de Junho onde teremos um stand institucional bem como um restaurante com as melhores iguarias e petiscos.