Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 20 de junho de 2009

Protecção Civil está mais bem preparada para fazer face aos desafios, sobretudo no combate aos incêndios...

O ministro da Administração Interna garantiu, esta sexta-feira, que a Protecção Civil está mais bem preparada para fazer face aos desafios, sobretudo no combate aos incêndios. Rui Pereira assegura que cumpriu as promessas.


"Deixamos a realidade melhor do que encontrámos", garantiu o ministro, revelando que "hoje a Protecção Civil portuguesa está mais bem preparada para fazer frente aos desafios".


O ministro esteve ontem em Castanheira de Pêra para presidir à cerimónia de apresentação de 70 novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Vila Real, Braga e Guarda. Estas EIP - que funcionam junto das corporações de bombeiros -, segundo Rui Pereira, "são constituídas por cinco bombeiros profissionais" e "destinam-se a constituir um corpo de primeira resposta permanente e profissionalizada de combate aos fogos florestais".


As missões destas equipas passam ainda pelo socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, socorro a náufragos e em todos os acidentes ou catástrofes, entre outras. Segundo o MAI, o objectivo "é chegar ao final do ano com 120 equipas a funcionar", o que "corresponde a 600 bombeiros profissionais" que vão estar em missão em municípios considerados de maior risco.


O investimento das EIP é de 12 milhões de euros, 50% dos quais suportados pelos municípios. Rui Pereira garante que "não há nenhuma verba em atraso" nos bombeiros, afiançando que "pela primeira vez, ao nível do QREN, vamos dispor de verbas comunitárias e nacionais muito significativas para equipar e modernizar o sistema de Protecção Civil".


"Estão previstos 150 milhões de euros de verbas comunitárias e mais 45 milhões de verbas nacionais, o que nos permitirá reequipar e modernizar e muito as corporações de bombeiros", revelou.


Sem comentários: