Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Portugal mantém nível baixo de casos confirmados (cinco). Número mundial chega aos 40 mil ...

Chegou a três mil o número de pessoas contagiadas pelo vírus A(H1N1) na União Europeia e no conjunto dos cerca de 30 países da EFTA. A OMS actualizou esta quinta-feira os seus números em 39.620 casos e 167 mortes pela nova gripe.


Em cada período de 24 horas aumenta o número de pessoas infectadas em todo o Mundo. A Organização Mundial de Saúde aproximava ontem os casos confirmados dos 40 mil, distribuídos por 89 países. Portugal, por enquanto, estabilizava nos cinco casos de pessoas infectadas, depois de descartada a possibilidade de a doença ter atingido mais quatro pessoas. Os resultados das análises relativas a uma outra não foram ontem divulgados pelas autoridades de saúde, que não confirmaram o internamento, num hospital de Lisboa, de um casal referenciado em Vila Real de Santo António, no Algarve.


Até agora, o país parece ter estado à margem do ritmo de contágio que vem ocorrendo no mundo e mesmo na Europa. No balanço diário do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, a progressão de casos foi de 260 num período de 24 horas. No mundo, e durante o mesmo período, foi reconhecido o contágio em mais 391 pessoas fora da União Europeia. Entre os países europeus, o Reino Unido destaca-se, com 1.752 casos. Espanha vai já em 488 confirmações. No plano mundial, os EUA já contam 17.855 casos, seguindo-se o México com menos dez mil e ainda o Canadá, que ultrapassou os quatro mil casos. O Chile estava ontem com 3.215 doentes, revelando a subida mais espectacular dos últimos dias, não só no mundo como em países da América latina.


Ontem, pela primeira vez foi confirmado um caso na África sub-sariana (na África do Sul). Trata-se de uma criança de 12 anos que tinha regressado dos Estados Unidos. Nos números mundiais de progressão da doença há a assinalar o surgimento do primeiro caso em Macau (num cidadão filipino). Já no que se refere aos países pobres, onde a monitorização escassa ou nula da doença não permite indicadores fiáveis, a Organização Mundial de Saúde congratulava-se com a dádiva de cem milhões de doses da vacina que a Sanofi-Pasteur vai fabricar contra a gripe.


Sem comentários: