Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Exame foi fácil e acessível...


Exame foi fácil e acessível, disseram os alunos, mas a matéria da composição não foi recebida com muita alegria.


Os alunos da Escola Rodrigues de Freitas, no Porto, gostaram da prova de Português. Ou seja, foi fácil. Duas professoras, apesar de ainda só terem dado uma vista de olhos à prova, corroboraram a opinião dos alunos e consideraram que ela foi "simpática". Dos tema escolhidos para o exame apenas a composição sobre a liberdade não mereceu opinião positiva.


"Correu bem", dizia entre sorrinhos envergonhados Irina Costa, que quer seguir Turismo e, por isso, precisa de uma boa nota a Português. "Estou confiante, desde que não saísse o "Memorial do convento", estava tudo bem", desabafou.


Se para Irina a obra de José Saramago era de evitar a todo o custo, já Nícia, Catarina e Alexandra estavam a torcer para que tivesse saído, o que não sucedeu. No entanto, mesmo com o "Felizmente há luar", de Sttau Monteiro, em vez do "Memorial", a prova correu bem às três. "Acho que era um dos exames mais fáceis dos últimos anos", considerou Nícia.


À porta da escola, ainda com a adrenalina à flor da pele, os alunos trocavam impressões entre si, apontando para as perguntas impressas na folha de exame. "Era o complemento directo", dizia um. "Não. Era o indirecto: a quem", retorquia outra. A discussão prosseguiu sem fim à vista.


Também no passeio, duas professoras de Português davam uma primeira vista de olhos ao exame e concordavam que não era muito difícil. "É uma prova simpática", confidenciou entre sorrisos uma das docentes.


Pedro Branco, que quer seguir Design, também não fugiu à opinião dominante. "Correu bem, era um exame fácil". Quase todos os temas eram do seu agrado. "Pensava que ia sair o 'Felizmente há luar' e saiu. Saiu pouco Fernando Pessoa e ainda bem porque não estava muito confortável." Mas, para Pedro, o tema da dissertação é que podia ser outro. "A composição era sobre a liberdade e este não era um tema que eu dominava", confessou.


Grande parte dos alunos também não achou muita piada ao tema e trocaria-o se pudesse. Porém, a confiança imperava à porta do Rodrigues de Freitas. O pontapé de saída já foi dado. Agora, ainda faltam mais alguns exames e depois só resta esperar pelas notas e ver se dá para entrar no curso ou se têm de tentar outra vez.


Veja a correcção da prova

Sem comentários: