Demos então as boas-vindas ao 1RXS 1609, um novo sistema planetário. Há planeta e estrela, tal e qual como no sistema solar.
Novas observações confirmaram que um planeta, com cerca de oito vezes a massa de Júpiter, está mesmo em órbita de uma estrela semelhante ao Sol. A distância entre a estrela e o planeta é cerca de 300 vezes maior que a aquela que separa a Terra do Sol, conta o «Estadão».
A descoberta havia sido anunciada em 2008, por uma equipa liderada por David Lafrenière, então na Universidade de Toronto e actualmente na Universidade de Montréal. Mas, eram necessárias mais observações para confirmar que planeta e estrela realmente compunham um sistema conjunto.
Agora, David almejou a conclusão tão desajada: «Nossas novas observações eliminam a possibilidade de alinhamento casual, e confirma que planeta e estrelas estão relacionados».
A estrela do sistema 1RXS 1609 fica a 500 anos-luz da Terra, num grupo de estrelas jovens. O planeta tem uma temperatura estimada em cerca de 1.500º C. Está tudo explicado no «Astrophysical Journal».
Com esta confirmação, o sistema, classificado como 1RXS 1609, passa a representar um desafio às teorias de formação planetária, por conta de seu afastamento extremo em relação à estrela. «A localização improvável dessa mundo alienígena pode estar a dizer-nos que a natureza tem mais do que uma maneira de fazer planetas», afirma o co-autor Ray Jayawardhana.TVi24
Sem comentários:
Enviar um comentário