Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 10 de julho de 2010

Cantinho dos Animais Abandonados acolhe cerca de 400 cães e gatos


O Cantinho de Animais Abandonados de Viseu (CAAV) é uma associação sem fins lucrativos que recolhe cães e gatos abandonados que são tratados, desparasitados e vacinados.
Segundo Ana Vaz, responsável pelo CAAV, já nem é preciso ir às ruas para encontrar animais abandonados, pois as pessoas acabam por deixa-los lá à porta. "Ainda há dias, passaram aqui dois jovens a altas horas da noite, pararam uma carrinha de caixa aberta, tiraram uma casota e dois valentes cães, deixaram-nos aqui à porta e foram-se embora", relata, estupefacta.
Ana Vaz alerta para a responsabilidade que exige a adopção de um animal de estimação. "Antes de adoptarem um animal, as pessoas devem pensar duas vezes. Não faz sentido nenhum estar a adoptar e três ou quatro meses depois deitar fora. É um ser vivo que necessita de cuidados básicos", explica, acrescentando ainda que "agora, aparecem com frequência cães de apartamento, animais de raça, que depois de andarem pelas ruas e em caixotes de lixo, nos aparecem completamente maltratados", relata com desagrado.
Para prevenir o abandono, são oferecidas diversas opções aos donos, desde hotéis a instituições, que cuidarão dos animais enquanto o dono estiver fora. "As pessoas podem deixar aqui os animais. Basta, para isso, avisarem-nos com 48 horas de antecedência e depois procedemos à análise de cada caso. Há pessoas que precisam de se ausentar e não têm possibilidade de pagar, nesses casos cuidamos dos animais sem qualquer custo", esclarece a responsável, que explica ainda que, em termos de custos, fica por cerca de um euro por dia, valor que pode chegar até aos cinco euros. "É um valor simbólico, apenas para ajudar com a alimentação e a despesa de cada box, onde fica o animal", esclarece.
A responsável pelo Cantinho dos Animais revela ainda outra solução, principalmente para as pessoas que morem em vivendas.
"O dono vai de férias, pode deixar o cão na vivenda, só precisa de nos deixar a chave do portão e todos os dias deslocamo-nos lá para ver como está o animal e dar água fresca e comida", uma hipótese que se revela boa para o animal "porque permanece no seu habitat" e para o dono, "pois afasta ladrões, uma vez que a presença de um animal acaba por assustar quem vá com más intenções".
O CAAV recebe apenas apoio da parte da Câmara Municipal de Viseu, apoio esse que, pelo menos, garante que o vencimento das três funcionárias que lá trabalham esteja garantido ao fim do mês.
Contudo, Ana Vaz explica que não é suficiente para tudo. "Só em termos de alimentação, campanhas de esterilização, luz, vacinas… o que recebemos não chega para tudo, era preciso muito mais", diz, referindo ainda que com tantas empresas na zona de Viseu, "nunca se lembram do Cantinho… só quando lhes aparece lá um cão à porta é que se lembram que existimos", remata.

DV

Sem comentários: