Astrónomos captaram, pela primeira vez, uma imagem a três dimensões de uma supernova (explosão de uma estrela), noticiou hoje a BBC News.
De acordo com a Lusa, os cientistas usaram o telescópio gigante do observatório europeu no Chile para estudar a supernova 1987A, a 168 mil anos-luz da Terra.
A supernova 1987A foi vista pela primeira vez em 1987, tornando-se a primeira a ser vista a olho nu em 383 anos.
As imagens tridimensionais mostram que a explosão foi mais forte e rápida em certas direcções do que noutras, o que explica o seu formato irregular.
O fenómeno já tinha sido previsto por alguns dos mais recentes modelos de computação para supernovas, que identificaram instabilidades de grande escala durante a explosão.
Os primeiros projécteis lançados pela supernova viajam a uma velocidade de cem milhões de quilómetros por hora, cerca de cem mil vezes mais rápido do que um avião de passageiros.
Mesmo a esta velocidade, foram necessários dez anos para que os destroços alcançassem um anel de gás e poeira libertado anteriormente, quando a estrela estava a «morrer».
As imagens em 3D mostram ainda uma outra onda de fragmentos que viaja pelo espaço a uma velocidade dez vezes mais lenta e aquecida com elementos radioactivos provenientes da explosão.TVi24
Sem comentários:
Enviar um comentário