Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 8 de agosto de 2010

Supernova captada pela primeira vez a três dimensões

Astrónomos captaram, pela primeira vez, uma imagem a três dimensões de uma supernova (explosão de uma estrela), noticiou hoje a BBC News.

De acordo com a Lusa, os cientistas usaram o telescópio gigante do observatório europeu no Chile para estudar a supernova 1987A, a 168 mil anos-luz da Terra.

A supernova 1987A foi vista pela primeira vez em 1987, tornando-se a primeira a ser vista a olho nu em 383 anos.

As imagens tridimensionais mostram que a explosão foi mais forte e rápida em certas direcções do que noutras, o que explica o seu formato irregular.

O fenómeno já tinha sido previsto por alguns dos mais recentes modelos de computação para supernovas, que identificaram instabilidades de grande escala durante a explosão.

Os primeiros projécteis lançados pela supernova viajam a uma velocidade de cem milhões de quilómetros por hora, cerca de cem mil vezes mais rápido do que um avião de passageiros.

Mesmo a esta velocidade, foram necessários dez anos para que os destroços alcançassem um anel de gás e poeira libertado anteriormente, quando a estrela estava a «morrer».

As imagens em 3D mostram ainda uma outra onda de fragmentos que viaja pelo espaço a uma velocidade dez vezes mais lenta e aquecida com elementos radioactivos provenientes da explosão.

TVi24

Sem comentários: