Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Inglês faz o trilho do Amazonas para alertar o mundo

É já na segunda-feira que Ed Stafford conta cumprir o propósito de uma vida e contribuir para da sua forma para a preservação da humanidade.

9 de Agosto é a data em que este inglês de Mowsley, em Leicesteshire, deve chegar a Belém, na costa do Pará, no Brasil, à foz do rio Amazonas.

Para trás, conta o Globo, terão ficado quase dois anos e meio e cerca de 7 mil quilómetros, um desafio à altura deste antigo capitão do exército que ajudou a missão da ONU no Afeganistão e que já colaborou com a BBC na produção de documentários sobre Ambiente.

A aventura começou no Monte Mismi, no Peru, na nascente do maior rio em termos de caudal e o objectivo é chamar a atenção para a importância da preservação do Amazonas e da floresta da Amazónia, como pulmões do mundo.

O desafio de Ed Stafford pode ser acompanhado no seu blog link externo ou através da sua conta no twitter link externo.

Na última mensagem, colocada esta manhã, Ed conta que foram avisados que «as marés em Belém são perigosas» e que «o nível das águas varia muito e que as correntes podem ser muito fortes». Stafford responde assim aos alertas: «Tivemos tanta negativismo ao longo de dois anos e meio que a nossa resposta é feita com um pouco de desdém».

Isto porque ninguém acreditou que a aventura fosse para a frente. «Isso fez-me querer provar que eles estão errados», disse Ed na altura.

O aventureiro não vai chegar sozinho à foz do Amazonas. Consigo tem agora a companhia do peruano Gadial Sanchez Rivera, o Cho, que encontrou pelo caminho.

«Comecei a caminhar com Ed no começo porque senti uma responsabilidade de tentar ajudar esse louco numa área muito perigosa, com traficantes e tribos hostis», conta Cho. E Ed agradece: «O desafio, tanto mental quanto físico, é o mais cansativo. Sou muito humilde em relação a quanto tive de contar com outras pessoas e beneficiei imensamente da generosidade de quem encontrei no caminho».

Ed Stafford caminha há já 857 dias. Ao dia 859 chega a Belém e espera que o mundo esteja mais atento aos problemas ambientais.

Veja aqui um dos vídeos da aventura

Crossing the River Tocantins from Walking the Amazon Videos on Vimeo.


TVi24


Sem comentários: