Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 8 de agosto de 2010

Google acaba com Google Wave

O Google Wave, apresentado em Março de 2009, foi tido por muitos como o futuro do email e da comunicação. Com diversas aplicações e intuitos, o Google Wave pecou por querer ser tudo...e acabar por ser nada. Ora era encarado como uma troca de emails mais interactiva, ora como uma espécie de Twitter "aumentado", acabando por ser apelidado de ferramenta de comunicação e colaboração de grupos em tempo real. O certo é que a adesão não foi a melhor, razão que levou o Google a terminar com o desenvolvimento do Wave e até a considerar encerrar o serviço até ao final do ano.

Depois de um período de tempo em que apenas alguns conseguiam acesso via convite (e, por isso, todos queriam um convite exclusivo para o testar), o Wave foi aberto a todos, mas a adesão ficou aquém do esperado. "Apesar de ter numerosos fãs incondicionais, o Wave não teve a adesão do público que nós queríamos", pode ler-se no blogue oficial do Google, que anuncia o desfecho do serviço.

"Não planeamos continuar a desenvolver o Wave como um produto isolado, mas iremos manter o site pelo menos até ao final do ano e extender a sua tecnologia a outros projectos do Google", diz, ainda, o post.

Recorde-se que o Google Wave foi apresentado em 2009 como o projecto "mais ambicioso" da empresa-mãe. Depressa, no entanto, o Google se apercebeu que o serviço não teria a adesão esperada: ninguém tinha acesso ao serviço, não podendo, desta forma, testá-lo correctamente e, quando tinha com quem partilhar a experiência, o objectivo concreto do serviço continuava um pouco por descobrir.

Para a memória ficam, no entanto, as capacidades interessantes desta plataforma de comunicação instantânea, que poderá muito bem ter apenas surgido antes do seu tempo e voltar a dar que falar, noutros moldes. Um excelente resumo dessas mesmas características é visível neste vídeo/recap de 2009, criado com a utilização do Google Wave e partilhado pelo site TechCrunch há uns meses:





JN

Sem comentários: