Mais de um quarto dos norte-americanos duvidam de que o seu presidente tenha nascido nos Estados Unidos, indica uma sondagem da CNN divulgada hoje, dia do 49.º aniversário de Barack Obama.
O inquérito revela que 11% dos inquiridos pensam que Obama não nasceu "de certeza" nos EUA e 16% julgam que "provavelmente" não nasceu em solo norte-americano, apesar de esta ser uma condição "sine qua non" para aceder à presidência.
Apesar de o nascimento de Barack Obama, datado de 04 de Agosto de 1961, ter ocorrido no arquipélago norte-americano do Havai e de este facto ter sido largamente difundido pela comunicação social, uma parte da direita persiste em querer semear a dúvida, afirmando que o presidente terá nascido no Quénia, pátria do seu pai.
Os simpatizantes dos republicanos que duvidam do lugar de nascimento de Obama ascendem a 41%, enquanto que, pelo contrário, 87% dos democratas nem colocam a questão.
A sondagem CNN/Opinion Research foi realizada entre 16 e 21 de Julho junto de 1018 adultos, inquiridos por telefone, com uma margem de erro de mais ou menos três pontos percentuais.
DN
Sem comentários:
Enviar um comentário