Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Quer evitar problemas de coração? Durma sete horas

Dormir mais e menos de sete horas por noite aumenta o risco de doença cardiovascular, a principal causa de morte nos Estados Unidos, revela um estudo americano divulgado, este sábado, escreve a Lusa.

Segundo o estudo, realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de «West Virgínia», dormir menos de cinco horas aumenta para o dobro as hipóteses de desenvolver angina de peito, insuficiência coronária ou ataque cardíaco.

Por outro lado, o mesmo estudo, revela que dormir regularmente mais de nove horas também faz aumentar os riscos de doença cardiovascular em relação ao «número mágico de sete horas».

De acordo com os investigadores, o grupo mais vulnerável são os adultos com 60 anos que dormem menos de cinco horas por noite, triplicando os riscos de doença cardíaca em comparação com os que dormem sete horas.

Já dormir seis ou oito horas aumenta «ligeiramente» o risco de desenvolver doenças do foro cardíaco.

Para elaborar este estudo, publicado na revista americana «Sleep», o grupo de investigadores, liderado por Anoop Shankar, analisou dados recolhidos de 30 mil adultos que, em 2005, responderam a um questionário nacional sobre saúde.

Dos que responderam ao questionário, 8 por cento revelaram que dormem menos de cinco horas por noite e 9 por cento respondeu dormir mais de nove horas.

Depois de estudadas as respostas, relacionadas ainda com características específicas de cada indivíduo, os investigadores encontraram uma forte ligação entre as doenças cardiovasculares e o tempo de sono, embora não tivessem conseguido explicar o facto através de uma base científica.

Contudo, apuraram que «o excesso de sono afecta as funções metabólicas e endócrinas, como por exemplo, a privação do sono pode levar a um enfraquecimento da tolerância à glicose, redução da sensibilidade à insulina ou aumento da tensão arterial, factores que aumentam o risco de entupir suas artérias».

TVi24

Sem comentários: