Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pastéis podem estar a caminho da certificação


A Câmara vai voltar a propor aos produtores locais a certificação dos pastéis de Vouzela, um anúncio feito durante a Segunda Mostra de Doçaria que se realizou no passado fim-de-semana.
Telmo Antunes, presidente da Câmara de Vouzela, recordou que a certificação do doce já tinha sido colocada em cima da mesa e considera que está na altura de voltar a ouvir os pequenos produtores, na tentativa de a médio prazo este processo avançar.
"Já abordámos produtores nesse sentido, é verdade que há algumas reticências, mas este terá de ser o caminho a seguir", sustentou o autarca. O nome do pastel de Vouzela é por vezes confundido com outros pastéis e não queremos que saia daqui a produção", frisou Telmo Antunes.
Para o autarca, o processo de certificação é para ser encarado com calma. "Vamos ver quais os benefícios e quais os riscos desta certificação, porque não queremos que os produtores fiquem a perder". Sustentou.
Já o presidente da Região de Turismo Centro, também presente no evento, defendeu a necessidade de se avançar com a qualificação dos pastéis. Pedro Machado destacou que para já o importante é salvaguardar a qualidade e autenticidade do pastel.
"A preocupação, neste momento dos vouzelenses, é que mantenham o alto nível da qualidade dos pastéis e aqui, mais que a certificação, é a sua qualificação", disse.
Este ano, e pela primeira vez, participaram no Doce Vouzela doceiros de Oliveira de Frades e São Pedro do Sul. Ao todo marcaram presença na mostra 12 produtores da Região.
Os empresários do sector realçaram a importância da iniciativa na promoção da doçaria tradicional.
Integrado no Doce Vouzela decorreu também a 1.ª Feira Social, uma mostra global do trabalho social desenvolvido pelas diversas entidades do concelho, onde marcaram presença seis instituições particulares de solidariedade social.

DV

Sem comentários: