Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ecoponto amarelo ou azul? Aprenda a evitar os erros

Ecoponto amarelo ou azul? Aprenda a evitar os erros

Pacotes de sumo e leite no ecoponto amarelo, em vez do azul, são o erro mais frequente das pessoas quando vão ao ecoponto. Apesar de não serem graves, estes erros vão complicar o processo de reciclagem. Há até quem coloque fraldas e sacos de comida nos ecopontos.

Quando vai despejar o lixo ao ecoponto, deita os pacotes de sumo ou leite no ecoponto amarelo ou no azul? A dúvida parece inofensiva, mas diz quem trata deste tipo de resíduos que não é. Para a Sociedade Ponto Verde, este é o erro mais comum dos cidadãos quando vão reciclar.

A culpa é da desorganização que existia quando o sistema de ecopontos foi implementado: "Quando se iniciou a recolha de ECAL [embalagens de cartão para alimentos líquidos], como os pacotes de sumo e de leite, existiam divergências de acordo com as indicações de cada município. Alguns aconselhavam a sua colocação no contentor amarelo e outros aconselhavam a sua deposição no contentor azul ", explicou ao DN Luís Veiga Martins, director-geral da Sociedade Ponto Verde (SPV).

Mas agora o sistema quer-se organizado e uma embalagem colocada no ecoponto errado pode fazer a diferença no processo. A triagem nas centrais de reciclagem da SPV é um processo em que intervêm diversas equipas de trabalhadores que, em frente a tapetes rolantes carregados de materiais, separam, manualmente, em complemento ao processo automático, diferentes tipos de resíduos, separando-os dos não recicláveis. "Além de complicar o trabalho destas pessoas, representa também um elevado risco de contaminação. Esta é uma das razões que ilustram bem a necessidade de, em nossas casas, se fazer uma correcta separação dos materiais que colocamos no ecoponto", acrescenta.

Os trabalhadores que fazem a triagem por vezes encontram resíduos que nem se percebe como foram parar ao ecoponto: coisas tão diferentes como fraldas sujas, sacos com comida, ou restos de produtos não recicláveis, por exemplo. Depois há quem não saiba muito bem onde colocar certos resíduos, que parecem que deviam ir para um ecoponto, mas afinal nem dão para reciclar. Exemplo: lâmpadas, tampas de garrafa, frascos de perfume, guardanapos e lenços de papel, panelas, tachos, borrachas, couro ou cassetes.

Mas será que a informação que existe nos próprios ecopontos é insuficiente? "Consideramos que não. Nos ecopontos há informação sobre o que deve e não deve ser colocado no seu interior, para cada um dos contentores. Essa informação está também disponível no site da Sociedade Ponto Verde [www.pontoverde.pt] onde é possível encontrar dicas de auxílio à separação dos resíduos", responde Luís Veiga Martins.

Quanto aos tais resíduos que vão parar ao sítio errado, o destino deles, após a triagem, é semelhante aos dos colocados nos caixotes do lixo: "Os resíduos que eventualmente sejam depositados nos ecopontos e não possam ser objecto de encaminhamento para reciclagem são, depois de triados, encaminhados para a valorização energética, incineração, ou para aterro", afirma o director--geral da SPV

DN

Sem comentários: