Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

França: africanas com bebés arrastadas pelo chão pela polícia

Polícias franceses arrastaram pelo chão mulheres imigrantes africanas com bebés e crianças pequenas ao colo. O incidente ocorreu na quarta-feira passada num subúrbio de Paris, na sequência de uma acção de despejo e depois de as mulheres se terem recusado a sair da rua. Um elemento de um grupo de defesa dos direitos humanos captou o incidente em vídeo.

As cerca de 60 mulheres encontravam-se a viver na rua, como forma de protesto, depois de terem sido obrigadas a deixar as suas casas no passado dia 8 de Julho. O objectivo é levá-las para outro local, mas até lá teriam de permanecer temporariamente alojadas em hotéis.

As imigrantes recusaram aceitar esta proposta até que não lhes fossem dadas garantias de habitação a longo prazo. Perante a recusa em abandonar o protesto, a polícia decidiu intervir, e tirá-las da rua.

O porta-voz do grupo Direito à Habitação Michael Hoare explicou à CNN que, na quarta-feira, as autoridades, antes de agirem, retiraram os jornalistas das redondezas, no subúrbio de La Courneuve. Mas a câmara de um membro de uma organização de defesa dos direitos humanos captou o que se passou.

Nas imagens, vê-se os polícias a arrastarem pelo chão as mulheres, pegando em várias pelos pés. Algumas tinham bebés ao colo ou às costas, presos ao corpo com um manto. Houve-se gritos e choro, tantos das africanas como dos seus filhos pequenos.

Michael Hoare salienta que as mulheres foram libertadas nesse mesmo dia e acabaram por aceitar serem alojadas temporariamente, devido à «experiência traumática» por que passaram. Apesar da violência das imagens, ninguém ficou ferido com gravidade. O incidente saldou-se com alguns hematomas e arranhões.

Confrontadas com as imagens (que num dos momentos mostram uma mãe a ser arrastada pelos pés com o bebé às costas contra o chão), as autoridades justificaram que tiveram de retirar as mulheres pelos membros inferiores, porque estas estavam com os braços encadeados umas nas outras, impedindo a acção dos agentes




TVi24

Sem comentários: