Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 10 de abril de 2010

Pavilhão Multisusos pronto para receber futebol de praia...


"A areia e o calor já cá estão, só falta mesmo o mar". A observação foi feita pelos jogadores da selecção portuguesa de futebol de praia quando entraram ontem no Pavilhão Multiusos de Viseu, onde estao decorrer os jogos da "Spring Cup" (Taça de Primavera).
O comentário não tem um teor depreciativo, pelo contrário, pretende elogiar as condições do Pavilhão, pois, segundo o coordenador nacional de futebol de praia da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), João Morais, os atletas vinham preparados para o frio e, graças ao ar condicionado, encontraram um clima quente.
Esta é a primeira vez que se realiza um Torneio Internacional "Indoor" de Futebol de Praia, ou seja, em recinto fechado, e irá contar com a presença da selecção russa (actual campeã europeia), da selecção da Suíça (vice-campeã no último campeonato do mundo), da Inglaterra e, claro, da selecção portuguesa.
Para que este desporto pudesse decorrer em Viseu foi preciso transportar várias toneladas de areia - entre 300 e 400 - e colocá-la cuidadosamente no Pavilhão para que o campo ficasse em perfeitas condições.
"A areia tem de ser especial e tem de ser posta de forma especial", disse João Morais, explicando que a areia foi tratada e teve de ser espalhada à mão para ficar bem nivelada. Ao todo, dez homens estiveram envolvidos na colocação deste novo equipamento que foi pensado ao pormenor para não danificar o piso do Pavilhão e ficar exactamente como a organização pretendia.

João Morais disse ao Diário de Viseu que o Pavilhão Multiusos tem condições "de verdadeira excelência, do melhor que se faz no mundo". "As condições são tão boas que nós ficámos impressionados e até nos dá para rir as facilidades que encontrámos aqui e as dificuldades que encontramos noutros locais", confessou.

Areia vai
para o Fontelo
Guilherme Almeida referiu que este foi um processo simples, "em vez de um piso normal pôs-se areia". Areia essa que será depois colocada nos três campos em construção no Fontelo (futebol, andebol e voleibol) e que têm conclusão prevista para Maio.
"Este tipo de infra-estruturas não é tão caro como possa parecer. Esta empreitada no Fontelo vai custar no total cerca de 300 mil euros", adiantou, dizendo que foi uma feliz coincidência poder fazer este campeonato em Viseu e, posteriormente, dar utilidade à areia.
Já no que diz respeito à iniciativa no Pavilhão Multiusos, defende que "os valores a pagar são insignificantes para o retorno" que vão ter, uma vez que terá "impacto na cidade" e será uma forma de a promover "em todos os seus aspectos". "Vão perceber que temos equipamentos para a realização deste eventos e hotelaria suficiente para alojar todas as selecções", frisou.

Bancadas
junto ao campo
Novidade é também a aproximação das bancadas ao campo. O elemento da Federação contou que esta é uma estratégia da organização: "Queremos trazer o público ao jogo e quisemos retirar aquele distanciamento. O público se calhar vai sujar-se com a areia, mas é esse o propósito".
"Queremos que o público se deixe envolver por este grande espectáculo e em vez de pedir a camisola ao Belchior, vai tirar a camisola ao Belchior", acrescentou João Morais.
Apesar de os jogos não se realizarem na praia e em ambiente de Verão, as "cheerleaders" (apoiantes das equipas) de várias nacionalidades vão marcar presença no Pavilhão. "Além de verem o jogo, vêm também ver as meninas bonitas", brinca o representante da FPF.
Nos dias dos jogos, vão estar envolvidas cerca de 50 pessoas, sendo que 25 são voluntárias da Escola de Turismo. A entrada é livre e limitada aos lugares existentes, por isso, os primeiros a chegar ganham um lugar num evento inédito na cidade.


DV

Sem comentários: