Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 4 de abril de 2010

James Cameron defende tribos da Amazónia...

James Cameron defende tribos da Amazónia

Realizador vai escrever a Lula da Silva, para solicitar a suspensão do projecto de construção de uma central hidroeléctrica.

James Cameron vai enviar uma carta formal ao Presidente brasileiro, Lula da Silva, a solicitar a suspensão imediata do projecto de construção de uma central hidroeléctrica em Monte Belo.

O site da Globo diz que o realizador está preocupado com o impacto ambiental da construção da infra-estrutura na Amazónia.

Cameron deslocou-se ao Brasil para participar no Fórum Internacional de sustentabilidade, em Manaus, e aproveitou para reunir-se com representantes do povo de Xingu.

A luta dos habitantes da Amazónia contra a construção da central foi comparada à do povo Na`vi, retratado no filme Avatar. James Cameron considera que ambos sofrem "ameaças e injustiças" e considerou a hipótese de ainda vir a filmar Avatar 2 na Amazónia.

Presentes na conferência, Eduardo Braga, governador, e o Secretário de Estasdo da Cultura, Robério Braga, tentaram convencer o o realizar a rodar parte do filme naquela região. Para isso, uma Carta de Apoio à Produção Audiovisual na Amazónia foi entregue a James Cameron, além de uma lista com as zonas que poderiam servir de ao filme.

Foi ainda entregue um dossier documental com a história do Amazónia Film Festival, realizado há seis anos pelo Governo regional, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

Cameron tomou conhecimento da zona em produções audiovisuais e através do contacto com muitos dos realizadores internacionais que por ali passaram, como Sir Alan Parker, Claude Lelouch, Norman Jewison, Irvin Kershner, Paul Redman, John Boorman, John Mc Tiernan, Roman Polanski, Hugh Hudson e Matt Dillon.

A propósito desses testemunhos e da sua vivência, defendeu a necessidade de haver uma convivência mais harmoniosa entre a natureza e a indústria do cinema nos próximos anos. "Acho que os filmes podem ser feitos de maneira mais verde".

Avatar pode ser entendido como uma metáfora para chamar a atenção da sociedade para os problemas de equilíbrio ambiental no planeta. Tanto que Cameron fez questão de realçar que não é necessário "filmar em lugares onde possamos causar danos".

DN

Sem comentários: