Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 6 de abril de 2010

Morador compra alcatrão e tapa os buracos da EN318...


Morador compra  alcatrão e tapa os buracos da EN318
Estrada em péssimas condições continua à espera de obra da Câmara

"Nunca ninguém" lhe "pediu para tapar buracos", é certo. Mas José Correia, morador e comerciante, tomou a "iniciativa" e fá-lo "a meio do Inverno" ou sempre que a EN 318, no Muro, concelho da Trofa, "começa a ficar intransitável".

E não será difícil aplicar o adjectivo sem exagero. Sobretudo, naquela estação, quando as águas da chuva, que correm soltas - porque não há drenagem -, levam pedaços de estrada que mais tarde acabam por revelar-se vitais no prolongamento das vidas de pneus, jantes e amortecedores.

Além de buracos, todo o troço da Rua Central da Carriça está ornamentado com fendas geradas por um piso rachado a toda a extensão - uma prova de nervos para condutores e um teste à resistência dos inúmeros veículos que diariamente cruzam a estrada que serve, ainda, Maia, Santo Tirso ou Vila do Conde.

"Agora, está muito boa", afirma Roberto Cassiano. Poderia soar a sarcasmo, mas a constatação explica-se: em Janeiro passado, "foi a quinta ou sexta vez" que José Correia, morador naquela artéria, onde também gere um café, tapou buracos que, antes, eram "grandes crateras". "Já cheguei a trazer 910 quilos de alcatrão", contabiliza. "Vou quase a Braga buscar. São 30 e tal quilómetros até lá. É dinheiro e tempo perdido", diz.

"Estivemos três meses à espera. Disseram que a empresa da Câmara vinha, mas que era preciso que parasse de chover. Entretanto, por duas vezes, o tempo melhorou. Não vieram e eu fui buscar [asfalto]", conta.

Carros danificados

Mas, enquanto tal não acontece, é na providencial oficina de automóveis de Nuno Xavier que se socorrem os condutores menos avisados. "Há dois anos, só num dia entraram aqui 14 ou 16 carros seguidos, com os pneus rebentados", recorda o proprietário. "Está uma lástima", lamenta. O vizinho José Correia lembra: "Piorou quando vieram pôr o saneamento, mas a estrada já estava mal". O calvário prolonga-se pela Rua do Horizonte, rumo a S. Romão.

"Estou aqui há nove anos e, na altura, já se falava em colocar um tapete novo", afirma Nuno Xavier. "Falta a rede de água. Abriram para pôr o saneamento e taparam. Agora, hão-de vir pôr a água. Não se sabe quando", resigna-se José.

Ao JN, a Câmara da Trofa assegurou que a intervenção na EN 318 (convertida em estrada municipal) foi incluída no Plano Investimentos para 2010 e que estão a ser feitos esforços para que a obra avance no próximo Verão.

JN

Sem comentários: