Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 6 de abril de 2010

África do Sul: Líder da extrema-direita morto...

Eugène Terreblanche tinha 69 anosE
ugène Terreblanche tinha 69 anos

Espancado por dois empregados.

O líder da extrema-direita sul-africana e um dos maiores defensores do regime do Apartheid foi no sábado espancado até à morte na sua exploração agrícola, em Ventersdorp, no noroeste do país.

Eugène Terreblanche foi atacado e morto depois de uma briga com dois empregados, um deles menor de idade, devido a salários não pagos. Os dois suspeitos já foram detidos e acusados do crime de homicídio.

"O corpo de Terreblanche foi encontrado na cama com ferimentos na face e na cabeça", informou o porta-voz da polícia, Adele Myburgh.

Nascido a 31 de Janeiro de 1941, Terreblanche fundou o Afrikaner Resistance Movement (AWB) em 1970 com seis amigos. Posteriormente, o partido cresceu para mais de 70 mil militantes, de entre uma população branca de 3,5 milhões.

O líder sempre defendeu um Estado secessionista dentro da África do Sul e chegou mesmo a ameaçar despoletar uma guerra civil caso o poder fosse para Nelson Mandela, conhecido activista contra o Apartheid. O partido teve um período mais discreto, tendo sido reactivado em 2008 por razões populares, segundo Terreblanche.

CM

Sem comentários: