Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 4 de abril de 2010

Mais praias a nu para defender "a liberdade" ...

Mais praias a nu para defender "a liberdade"

Naturistas aplaudem lei para mais praias de nudismo que vai a votação.

Mais liberdade para os naturistas e um grande passo para o investimento. É desta forma que a Associação Naturista de Portugal (ANP) e o Clube Naturista do Algarve (CNA) vê a lei que na próxima semana deverá ser viabilizada no Parlamento. O partido Os Verdes propôs o alargamento a mais praias para o nudismo (actualmente são seis - ver infografia) e a diminuição da distância em relação aos aglomerados urbanos. O Partido Comunista e o Bloco de Esquerda vão votar a favor e o Partido Socialista ou seguirá esta tendência de voto ou irá abster-se.

"Uma das vantagens que a lei poderá trazer é o melhoramento nas condições das praias para os naturistas. Não temos nadadores- -salvadores, nem casas de banho, por exemplo", explicou ao DN Emília Paiva do CNA, que lutou para formular a lei que na quarta- -feira será discutida no Parlamento, sendo votada no dia seguinte.

Na proposta de lei está presente a diminuição da distância de 1500 metros para 500 dos aglomerados urbanos. "Achámos que era o razoável dentro das possibilidades da costa portuguesa", justificou. O ideal para Emília Paiva seria Portugal ter uma lei aberta como acontece em Espanha e noutros países da Europa, mas "temos de seguir o ritmo da mentalidade do português."

A abertura da mentalidade é também um dos objectivos e esperança para os naturistas, mas Emília Paiva admite que "ainda há um longo caminho a percorrer". "As pessoas têm de entender que não é necessário andarem escondidos. Conheço famosos que são naturistas. Vão para o estrangeiro e mostram o que são, mas não o admitem em Portugal. Há que perder a vergonha", acrescentou.

Outros dos pontos que destacou foi a possibilidade de esta lei chamar mais investimentos. "É um nicho de mercado que está por explorar. Eu já contactei várias autarquias e ficaram pasmados. Tive de lhes explicar o que era o naturismo", recordou.

Paula Dias, da ANP, reforça esta ideia: "Recebi um e-mail de um possível investidor a tentar perceber as condições que havia para apostar na área dos naturistas. Esta lei pode ajudar a aumentar o interesse." Apesar de confirmar que o número de associados tem diminuído, justificou com a necessidade de cortar despesas dada a actual crise. "Mas há cada vez mais naturistas e nota-se muito a diferença entre os jovens", referiu.

E afinal quais são as vantagens de ser naturista? "Sentir-se mais livre. Não há julgamento do físico. Não há riquezas, somos todos iguais", respondeu.

DN

Sem comentários: