Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Onda vermelha varre o país...

Águias são, de longe, a equipa que mais espectadores leva aos estádios da Liga portuguesa

Os números não mentem. O Benfica atraiu praticamente o dobro dos adeptos em jogos realizados esta época fora do seu estádio, em comparação com F. C. Porto e Sporting. Um sinal de que os adeptos estão encantados com a campanha dos encarnados.

Esta temporada, a presença do Benfica nos seus recintos foi sinónimo de dinheiro em caixa para os emblemas da Liga. A taxa de ocupação em que actuou a equipa de Jorge Jesus foi muito elevada e promete continuar a sê-lo nas três deslocações que ainda lhe faltam até ao final do campeonato: hoje, no recinto da Naval, dia 18 em Coimbra e a 2 de Maio no Dragão.

Não houve ainda nenhum encontro da competição, fora da Luz, do Porto ou de Alvalade, em que se registasse maior assistência num jogo dos tetracampeões ou dos leões do que num dos encarnados. Aliás, há quase tantos seguidores benfiquistas como na soma dos dois adversários juntos. Um exemplo: Guimarães. Enquanto o terceiro e o quarto classificados apenas conseguiram atrair pouco mais de 18 mil simpatizantes ao anfiteatro minhoto, a águia praticamente encheu-o pois esteve à vista a lotação esgotada.

Em Belém e em Braga, a diferença foi também considerável. Aliás, o Restelo há muito que não tinha quase 18 mil nas bancadas. Por seu lado, os rivais atraíram pouquíssimos milhares. E em Leiria houve casa cheia, mas ainda não é possível estabelecer uma comparação, pois as águias foram as únicas que já lá jogaram.

Um facto curioso: foi em Guimarães que os três clubes arrastaram mais pessoas esta temporada, muito, também, pelo considerável número de adeptos que a equipa vimaranense costuma atrair ao D. Afonso Henriques.

Fora da estatística do JN ficaram as partidas disputadas entre os três grandes por não ser possível uma medição entre os mesmos na mesma proporção. No entanto, há que lembrar que Alvalade ficou praticamente repleta com o Benfica (45.880) e a meio gás com o F. C. Porto (28.220)...

Entre águias e dragões, a diferença apenas esbateu no Estádio dos Barreiros, em Olhão e em Paços de Ferreira, em que a desigualdade foi de escassas centenas.

Mas nem tudo são lamúrias para o clube dirigido por Pinto da Costa. Relativamente ao Sporting, tem melhor média de assistências, apenas batida em Coimbra, Belém e Choupana. No entanto, apresenta diferença de apenas mil adeptos para os lisboetas.

Média superior a 08/09

Um fenómeno que, por agora, dá uma média de 12.502 pessoas por recinto, quase o dobro de F. C. Porto (7501) e Sporting (6452) - neste valor, nunca entram os números da visita aos campos dos outros grandes. O registo benfiquista, registe-se, está também bem acima da média das águias na temporada passada: 9684.

Apesar da boa campanha da equipa de Jorge Jesus, houve três locais em que os encarnados tiveram melhor assistência na época transacta: em Matosinhos (8884, em 08/09, contra 6474), em Vila do Conde (10428, contra 7060) e nos Barreiros (8127 e 5000), mas, neste caso, provavelmente devido às obras actualmente em curso. Hoje, na Figueira da Foz, e apesar de ser segunda-feira e de o jogo ser transmitido em canal aberto, a onda vermelha fazer-se-á igualmente sentir.

JN

Sem comentários: