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segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ganhar 'Big Brother' do Brasil com 154 milhões de votos....

Ganhar 'Big Brother' do Brasil com 154 milhões de votos

Num país de 190 milhões de habitantes, o vencedor teve 154,8 milhões de votos.

A TV Globo anunciou o que considera uma estrondosa vitória: obteve um recorde mundial, ao fim da 10.ª edição do seu Big Brother Brasil (BBB). Num país que tem cerca de 190 milhões de habitantes, houve nada menos do que 154,8 milhões de votos para Marcelo Pereira Dourado, um total inédito no mundo. O vencedor recebeu um prémio de 625 mil euros.

Tanto podia votar-se gratuitamente, pela Internet, como por telefone, com chamadas pagas de valor acrescentado. A Globo não informou quanto lucrou com os telefonemas, mas, como grande êxito de público, o programa teve uma taxa média de audiência enorme e gerou ganhos para a emissora, com os patrocinadores habituais e ainda com inserções de merchandising - com empresas que davam prémios extras aos participantes e que tinham as suas marcas mostradas a milhões de telespectadores.

O vencedor do BBB é um professor de artes marciais de 37 anos que obteve no final 60% dos votos, contra 29% do segundo classificado e 11% do terceiro. Em declarações aos jornalistas no final do programa, Dourado - que se tornou uma celebridade nacional - mostrou personalidade homofóbica, ou seja, sempre com alusões desfavoráveis a homossexuais. Durante o seu período dentro da "casa", o vencedor, Marcelo Dourado, fazia constantes críticas ao chamado "trio colorido", que eram dois homens e uma mulher assumidamente homossexuais.

Se é sucesso de público e rende muito dinheiro para a TV Globo, o programa também traz dores de cabeça. Muitas críticas são feitas ao programa, que estaria totalmente em desacordo com o tão proclamado "padrão Globo de qualidade".

O artigo 221 da Constituição brasileira declara que "a produção e a programação das emissoras de televisão atenderão aos seguintes princípios: preferência a finalidades educativas, promoção da cultura nacional e regional e respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família".

Durante os três meses em que foi exibido, o BBB levou para o ar - segundo uma grande legião de críticos -"baixarias" que nada têm a ver com " os valores éticos e sociais da pessoa e da família". Mas deu muito lucro à estação.

DN

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