Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 26 de março de 2010

viseu - Duas toneladas “doces” com figuras em tamanho natural...

Via Sacra esculpida em chocolate

Na igreja do Seminário Maior da cidade estão expostas 11 esculturas em tamanho natural que lembram a crucificação de Cristo.

O espisódio relatado na Bíblia como a crucificação de Cristo – tido para muitas religiões como a 12ª estação da Via Sacra – está exposto de uma forma original na igreja do Seminário Maior de Viseu, junto ao Largo de Santa Cristina. Oito figuras e três cruzes em tamanho natural, feitas e esculpidas solidamente em chocolate preto e branco estão expostas na entrada do templo e constituem uma atracção a Viseu na quadra pascal que se comemora.

A maior broa do mundo

O pasteleiro viseense José Carlos Ferreira, proprietário de uma conhecida pastelaria da cidade e autor de outras façanhas (a maior broa do mundo e muitos outros recordes de pastelaria que tiveram entrada directa no livro Guiness de recordes) foi o autor da ideia de criar as figuras bíblicas em chocolate.
Ao centro do conjunto, que produz um cheiro a chocolate e doces na igreja, está Jesus Cristo na cruz central. A imagem de Cristo é representada em chocolate branco, com corante alimentar a representar as feridas do corpo, conforme o relato bíblico. Em redor, a mãe, Maria, Maria Madalena, o apóstolo João, dois soldados romanos e outras personagens bíblicas do episódio da crucificação.

Chocolate negro

As figuras são em tamanho natural e feitas em chocolate negro (exceptuando o Cristo). A ora foi pensada por José Carlos Ferreira e realizada por outros mestres pasteleiros de vários países e também por escultores portuguess.
“Era um projecto antigo que tinha e que demorou alguns meses a fazer”, disse José Carlos Ferreira ao DIÁ- RIO A BEIRAS.
Todas as figuras foram moldadas em chocolate maciço exceptuando uma estrutura central. O chocolate foi derretido até aos 50 graus e utilizado para ser moldado entre os 30 e os 20 graus centígrados.
Na exposição, os visitantes têm a possibilidade de provar pequenos rebuçados de chocolate, moldado na hora pelos pasteleiros que construíram a obra.

Futuro Museu do Açúcar

De acordo com José Carlos Ferreira, a obra destina-se a celebrar a Páscoa mas não será destruída no final do período pascal (o tempo em que dura a exposição). O futuro Museu do Açúcar, que será criado em breve na cidade de Viseu, albergará as esculturas elaboradas para a exposição.
A ideia dos pasteleiros e escultores é a de perpetuar em chocolate as principais figuras que se vêm nas igrejas nos quadros de crucificação de Cristo.

As Beiras

Sem comentários: