Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 24 de março de 2010

Três mil voluntários eliminaram 557 lixeiras espalhadas pelo distrito ...

Quase cinco centenas
de voluntários passaram
o sábado a limpar
as matas no concelho
de Viseu. A chuva que
caiu não desmobilizou
as pessoas que, desde cedo, foram distribuídas por vários locais
das 66 lixeiras que foram
sinalizadas. A iniciativa "Vamos Limpar Portugal" teve uma grande adesão
e foi considerada um
sucesso. As matas
ficaram mais limpas
e o meio-ambiente
"agradeceu"

SR
Domitília Lima acordou cedo e, juntamente com a filha, já estava operacional às 8h30m para começar a tirar o lixo acumulado em vários pontos na freguesia de S. João de Lourosa. A meio da tarde, e mesmo com o tempo a não ajudar, já estavam a limpar a terceira lixeira.
"Estamos cansadas, já fizemos uns bons sacos de lixo, já enchemos vários carros com entulho", disse visivelmente fatigada, mas satisfeita, uma das centenas de voluntárias que ocuparam o seu dia de sábado à natureza. "Nem a chuva nos desmobilizou. Eu e a minha filha, assim como outros, ficámos todos molhados, mas foi só mudar de roupa e voltámos a colocar mãos-à-obra".
A voluntária foi confrontada com uma realidade que não estava à espera. "Verificámos que o lixo é tanto que até já está estratificado na própria terra", disse, apelando ao civismo das pessoas para terem mais cuidado com o meio-ambiente.
A voluntária fez parte de um dos sete grupos que estiveram espalhados por várias freguesias do concelho. Desde escolas, a associações, bombeiros, escuteiros, foram muitos os que se associaram e escolheram um dia do fim-de-semana para se dedicarem à floresta.
Segundo Isabel Aparício, uma das coordenadoras locais da iniciativa, no período da manhã, apesar de algumas paragens por causa da chuva, já tinham sido recolhidas 23 mil toneladas de lixo.
A responsável admitiu não estar à espera de encontrar tanto lixo. "Fiquei estupefacta com tanto lixo e com o tipo de coisas que as pessoas deixam assim sem mais nem menos", desabafou.
Em sentido inverso, disse ter ficado positivamente surpreendida com a grande adesão à iniciativa, lembrando que o objectivo do projecto é a educação da cidadania para o ambiente e alertar as pessoas para deixarem de ter comportamentos que atentam contra a natureza. Por isso, Isabel Aparício espera que a iniciativa não se volte a repetir, pois será um sinal de que os comportamentos se alteraram.

O melhor é não sujar
De pá ou com as mãos, Fernando Ruas foi um dos voluntários que ajudou a limpar, em pouco mais de 15 minutos, uma lixeira enorme que estava junto às piscinas de Cabanões. Desde sofás, a louças sanitárias, passando por entulho de obras, o autarca viseense, juntamente com mais um grupo de cerca de 20 voluntários, entre eles o presidente da Junta de Freguesia de S. João de Lourosa, limparam o local num instante.
"Olha, alguém tirou um bom no teste e mesmo assim atirou-
-o para o lixo", comentou o autarca, enquanto ia lançado o lixo para uma das viaturas disponibilizadas pela autarquia.
Fernando Ruas enalteceu a iniciativa "Limpar Portugal", mas deixou o conselho de que "o melhor mesmo é não sujar".
"Estou convencido de que muitos dos poluidores nem sequer cá estão. Quem aderiu foram as pessoas que se incomodam com esta situação. Espero, pelo menos, que sirva de motivação aos prevaricadores. Espero que quem fez esta agressão esteja em casa a incomodar-
-se e não o volte a fazer", desabafou o autarca.
E como a união faz a força, bastou que cada um colaborasse um bocadinho para, num instante, ficar tudo limpo. "Que fique a consciencialização para os poluidores de que estamos a agredir o planeta que é de todos. Se não tratarmos disto, mais dia, menos dia. a natureza vinga-se de nós", alertou Fernando Ruas.
O esforço e a dedicação para limpar as matas verificaram-se em todo o distrito, onde mais de três mil voluntários estiveram no terreno.
Depois desta iniciativa, todos os participantes esperam que o distrito tenha as florestas mais limpas e melhor ambiente.

Diário Regional

Sem comentários: