Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 25 de março de 2010

Liga paga 130 mil euros por segurança....

Caso mais complicado registou-se na chegada dos adeptos do Porto
Caso mais complicado registou-se na chegada dos adeptos do Porto

Incidentes: Final da Taça da Liga no Algarve

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional demarcou-se ontem das cenas de violência que decorreram antes e depois da final da Taça da Liga entre os adeptos do Benfica e do FC Porto, garantindo que vai pagar cerca de 130 mil euros (à GNR e aos stewards).

A maior operação policial montada em torno de um evento desportivo acabou por revelar falhas, com os adeptos das duas equipas a envolverem-se em confrontos físicos nas estações de serviço, portagens e imediações do Estádio do Algarve, palco do jogo (vitória do Benfica por 3-0), obrigando a uma intervenção musculada das forças de segurança.

A Liga de Clubes delegou a totalidade da segurança na GNR. Segundo fonte da Liga contactada pelo Correio da Manhã, o organismo que tutela o futebol profissional cumpriu rigorosamente todas as exigências do plano de contingência elaborado pela GNR. Entre os pedidos estava o fecho de uma das bancadas e o aumento policial. Mais, a Liga espera uma factura na ordem dos cem mil euros para pagar à GNR o serviço. Os stewards, seguranças para recintos desportivos, também serão pagos pela Liga, recebendo cerca de 30 mil euros.

A segurança foi sempre uma prioridade para a Liga, que, ao temer o pior (confrontos violentos entre claques), nesta final abriu os cordões à bolsa. Deixou que o comandante da força policial no Estádio do Algarve, o major Vítor Calado, fizesse o plano sem olhar a despesas. A factura deste ano custa o dobro da de 2009, no jogo entre o Benfica e Sporting (3-2 após a marcação de grandes penalidades).

O Benfica até retardou a entrada no túnel, ao intervalo e no final do jogo, que desta vez não teve stewards. A segurança ficou também a cargo da GNR.

MIL CADEIRAS DESTRUÍDAS

"Foram destruídas no Estádio do Algarve 900 a 1000 cadeiras, num prejuízo que calculamos entre 20 e 30 mil euros", disse ontem ao CM Macário Correia. O presidente da Câmara de Faro, que detém o recinto em conjunto com Loulé, quer agora falar com a Liga para tratar do pagamento. "Tradicionalmente são os clubes que pagam", diz.

Ainda está por fazer a contabilidade das cadeiras que foram destruídas pela claque do Porto e as que foram pela do Benfica. O CM sabe que numa primeira contagem provisória feita pelos stewards logo após o jogo foram contadas 304 cadeiras destruídas pelos SuperDragões e 200 pelas claques encarnadas.

Para além das cadeiras destruídas não foram registados quaisquer outros danos no Estádio do Algarve.

SAIBA MAIS

Caso mais antigo

A Inglaterra estreou a violência no futebol em 1885: num amigável, o Preston venceu em casa o Aston Villa por 5-0 e gerou-se uma batalha campal entre os adeptos.

10 000

Os SuperDragões são a maior claque do FC Porto. Fundada em 1986, tem cerca de dez mil associados e 110 núcleos. Fernando Madureira é o líder.

1976

A Juve Leo é a claque oficial mais antiga de Portugal. Foi fundada em 1976 pelos filhos do então líder do Sporting, João Rocha.

Sem apoio

Os No Name, o maior movimento organizado do Benfica, não têm apoio do clube.

DEZENAS IDENTIFICADAS

A GNR confirma apenas três detenções no Estádio do Algarve durante a realização da Taça da Liga. E todas relacionadas com a posse de petardos ou estupefacientes. Foram identificadas porém dezenas de adeptos dos dois clubes.

O número foi de tal forma elevado que ontem ainda estava a ser feito um balanço. Além das pessoas identificadas devido aos desacatos, houve casos outras identificadas por situações que se passaram longe do recinto do jogo. Por exemplo, "houve o caso de um indivíduo que atestou sem pagar em Albufeira", conta fonte da GNR. "A viatura foi localizada no parque de estacionamento do estádio, até tinha uma matrícula estrangeira caducada, e o proprietário foi identificado." Foram ainda contabilizados três feridos que necessitaram de tratamento mais cuidado. Um foi suturado na cabeça. A GNR desmente que tenha havido casos de ferimentos com balas de borracha.

DISCURSO DIRECTO

"MUITO POSITIVO": Major Vítor Calado, Responsável pela segurança

Correio da Manhã – Qual o balanço da final da Taça da Liga?

Vítor Calado – Penso que o balanço é muito positivo. Houve algumas situações, mas não podemos ter um agente para cada adepto.

– Uma dessas situações foi a chegada dos adeptos do Porto ao Estádio do Algarve?

– Sim, nesse caso três autocarros não foram para o estacionamento que estava previsto.

– A GNR foi surpreendida?

– Tivemos de reagir, mas fomos rápidos. Lembro-me de ver adeptos do Porto que ainda os autocarros estavam a andar e já eles corriam na direcção dos adeptos do Benfica.

– O que vai acontecer aos adeptos identificados durante os desacatos?

– Vamos fazer o levantamento e encaminhar tudo para o tribunal. Há casos de indivíduos que já estavam identificados por terem participado em situações do mesmo género no passado.

DETIDOS EM ESPANHA

Sete adeptos do Benfica foram detidos na passada sexta-feira em Espanha suspeitos de serem os autores de vários roubos em estações de serviço na auto-estrada entre Burgos e Armiñon (no norte de Espanha).

De acordo com um comunicado emitido ontem pelo Ministério espanhol do Interior, os sete autores dos assaltos têm idades compreendidas entre os 19 e os 27 anos e deslocavam-se para Portugal provenientes de Marselha, sul de França.

Os jovens adeptos do Benfica viajavam numa carrinha alugada quando foram interceptados pela Guardia Civil na madrugada da passada sexta-feira. As autoridades espanholas encontraram no interior da viatura alguns dos objectos furtados. Os portugueses foram acusados de roubo, mas a acusação pode ser bem mais grave, uma vez que uma empregada de uma das estações disse ter sido agredida por um dos portugueses.

O grupo estava a fazer a viagem de regresso a Portugal proveniente de Marselha, onde o Benfica eliminou a formação local da Liga Europa (encarnados venceram em França por 2-1 depois de terem cedido um empate em Lisboa, por 1-1).

Mais de dois mil adeptos estiveram nas bancados do Vélodrome (Marselha), sendo que muitas centenas fizeram a viagem de Portugal para França em carros particulares.

O comunicado das autoridades espanholas dá ainda conta de que o grupo é suspeito de ter efectuado outros assaltos no dia 17 de Março, quando viajavam para Marselha.

ATIRAM PEDRAS E ACABAM POR SER APANHADOS

Nove adeptos do Benfica foram identificados pela GNR junto ao Estádio do Algarve após a final da Taça da Liga por alegadamente terem atirado pedras a um autocarro com adeptos do FC Porto, na estrada em que viajavam, a caminho do jogo. “A matrícula foi comunicada às autoridades e a carrinha acabou por ser localizada no parque de estacionamento do estádio”, contou ao CM fonte da GNR.

“Foi montado um dispositivo de vigilância à viatura e os indivíduos, adeptos do Benfica, foram apanhados, depois do jogo, quando lá chegaram.”

Os nove foram identificados pela Guarda e, tal como os restantes casos de violência registados durante a final da Taça da Liga, também este vai ser remetido pela GNR para o tribunal, que decidirá se abre um processo.

ADEPTOS FURTARAM ROUPAS

Quatro mulheres e um homem que viajaram de Lisboa para o Algarve para ver o jogo entre o Benfica e o FC Porto foram detidos pela PSP depois de furtarem centenas de peças de roupa em lojas no centro comercial Fórum Algarve, em Faro.

Alguns elementos do grupo, ao que o CM apurou, eram adeptos do Benfica. Usavam sacos forrados a alumínio para evitar os detectores. O grupo, cujos membros tinham entre 25 e 39 anos, furtou 2300 euros em roupa. Foi detido pela Brigada de Prevenção Criminal da PSP. Segundo fonte policial, "já estava referenciado pelo mesmo crime em Almada, Odivelas e Lisboa".

OUTROS CASOS

Morte no Jamor

Em 1996, na final da Taça de Portugal no Jamor, um very-light disparado da claque do Benfica provocou a morte do adepto leonino Rui Mendes. Hugo Inácio (No Name Boys) foi condenado a quatro anos.

Autocarro incendiado

Um autocarro dos SuperDragões foi incendiado por adeptos do Benfica em 2008, no dia em que a equipa de hóquei dos dragões festejou o título nacional.

Pedradas em Alvalade

Adeptos do Sporting e do Atl. Madrid protagonizaram uma batalha campal nas imediações do Estádio de Alvaladeno passado dia 18 antes do jogo para a Liga Europa.

NOTAS

SAÍDA: TELHAS E PEDRAS

Quando abandonavam o Estádio, após o jogo, elementos dos SuperDragões atiraram telhase pedras a populares que comemoravam a vitória do Benfica na zona do Esteval, junto ao recinto

TIROS: GNR ACUSADA DE FERIR

Dois adeptos do FCP garantiram que tinham ficado feridos com balas de borracha disparadas pela GNR com shotguns. A Guarda diz que todos os feridos resultaram de pedradas ou quedas

NOITE: VIGILÂNCIA APERTADA

Além da segurança em torno dos autocarrose junto ao Estádio do Algarve, a GNR patrulhou com especial atenção as zonas de Vilamourae Albufeira na noite de sábado para domingo

ASPIG: FALTA MEIOS

A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda pensa que foi um bom trabalho apesar da falta de meios. "Devia haver shotguns para todas as patrulhas", dizem

APG: PROFISSIONALISMO

A Associação Profissional da Guarda defendeu ontem os militares da GNR que participaram na segurança do estádio e revelou "orgulho no profissionalismo do efectivo"

Correio da Manha

Sem comentários: