Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 25 de março de 2010

Jovens plantaram árvore do Centenário da República...

Dezenas de alunos das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Farminhão e Tondelinha ajudaram ontem o vice-presidente da Câmara de Viseu, Américo Nunes, a plantar um carvalho, espécie autóctone conhecida por se tornar numa árvore de grande porte ao longo de dezenas de anos.

A iniciativa realizou-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta, assinalado ontem, e o local escolhido para a acção foi o Parque Linear do Rio Pavia, mais concretamente o jardim junto aos antigos Moinhos da Balsa, que agora albergam o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA).

Pouco depois das 11h00, Américo Nunes tirou o casaco e colocou "mãos à obra", plantando com a ajuda dos jovens um carvalho com mais de três metros de altura. O buraco já estava feito, pelo que "só" foi preciso colocar o carvalho no local e começar a encher o buraco com terra. Enquanto o vice-presidente da autarquia segurava a árvore, os jovens, apoiados pelos funcionários da autarquia, iam puxando a terra para cobrir as raízes, recorrendo a uma enxada de grandes dimensões.

Com mais ou menos jeito, os rapazes das duas turmas rapidamente cobriram as raízes, regando de seguida a terra, para depois a calcarem bem, de forma a não haver espaços abertos entre as raízes.

Américo Nunes justificou aos alunos a escolha pelo carvalho com o facto de se tratar de uma espécie autóctone, isto é, que é da região e que deverá, se tudo correr bem, crescer ao longo de muitos anos naquele jardim, à vista de todos que passam na zona da Balsa.
Lembrou ainda que a plantação da árvore não só assinala o Dia Mundial da Floresta, mas também o centenário da República.

Diário Regional

Sem comentários: