Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 22 de março de 2010

Cancro está a tornar-se na primeira causa de morte...

Apesar dos progressos significativos na prevenção e tratamento do cancro, esta doença está a tornar-se na primeira causa de morte no mundo devido ao envelhecimento da população e a hábitos perniciosos de consumo, segundo especialistas.

Nos últimos 20 anos, nos Estados Unidos, campanhas de prevenção e importantes avanços clínicos permitiram uma redução de 16 por cento na taxa de mortalidade por cancro, afirmou Susan Gapstur, da American Cancer Society.

Mas a doença continua a ser a segunda causa de morte nos Estados Unidos, onde em 2009, 560 000 pessoas, de cerca de 1,5 milhões de casos diagnosticados, morreram de cancro, adiantou Gapstur terça feira ao apresentar uma edição especial da revista Journal of the American Medical Association (JAMA) dedicada ao cancro.

"Houve progressos notáveis" no tratamento dos cancros infantis e de outros cancros que atingem a próstata, testículos, seios ou cólon, destacaram os investigadores, adiantando que alguns cancros como o do pâncreas, fígado, ovários, cérebro e pulmões "continuam a ser altamente mortais e não reagem às terapias actuais".

Por outro lado, com o aumento de esperança de vida, ao longo das últimas décadas, aumenta o risco de um diagnóstico de cancro.

Cerca de um em cada dois homens e uma mulher e cada três serão portadoras de cancro ao longo da sua vida, segundo a revista. Metade dos casos serão mortais.

Mas muitas das formas de cancro poderiam ser evitadas se houvesse melhores hábitos de vida, referem os investigadores, que dão como exemplo o cancro do pulmão que era "raríssimo no início do século XX", antes se de aumentar o consumo de tabaco.

O cancro do pulmão tornou-se na causa mais comum de cancro nos Estados Unidos a partir dos anos 1970, quando o perigo do tabaco ainda não era tão bem conhecido como hoje.

«Em 1910, menos de 5000 pessoas contraíram cancro do pulmão. Actualmente, há pelo menos 200 000 pacientes por ano", referiu Robert Timmerman, autor de um estudo sobre o tratamento de tumores através de radiação, em casos não operáveis.

Desde 1990, quando o número de casos de cancro de pulmão atingiu o pico mais elevado, a taxa deste tipo de cancro decresceu nos Estados Unidos.

Novos casos de cancro são gerados pela obesidade e excesso de peso.

"Estimativas actuais indicam que dois terços dos norte-americanos são obesos ou têm excesso de peso. E actualmente sabemos que estas condições favorecem diversos tipos de cancro», disse Gapstur.

"Evitar o excesso de peso e a obesidade vão ser factores cruciais na luta contra o cancro", adiantou o médico, referindo que cerca de 100 000 casos de cancro podem ser atribuídos a esta circunstância.

Diário de Noticias

Sem comentários: