Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 23 de março de 2010

Gripe A ataca nos Açores mas não se espera nova onda...

Gripe A ataca nos Açores mas não se espera nova onda

São Jorge registou 95 casos na última semana, mas o resto do País continua quase sem gripe. Médicos não esperam nova onda

Depois de semanas quase sem casos de gripe A, o Instituto Ricardo Jorge (INSA) alerta para o aparecimento de 64 testes positivos para o vírus H1N1, todos feitos no laboratório do Hospital de Angra do Heroísmo, nos Açores. Fonte da Secretaria Regional da Saúde diz que, embora os testes tenham sido feitos em Angra, o surto foi na ilha de São Jorge, onde se registaram 95 casos na última semana - "nenhum com gravidade".

"Nos Açores, a gripe andou de ilha em ilha e São Jorge ainda não tinha sido muito afectada", explica a mesma fonte, acrescentando que o número de doentes já está a diminuir. "A Secretaria Regional continua atenta", assegura.

O relatório da rede de médicos-sentinela e serviços de urgência do INSA considera, no entanto, que a actividade gripal continua "muito baixa" no conjunto do País. Aliás, a epidemiologista Cristina Furtado, do INSA, assegura que estes casos "não são motivo para alarme". "Ainda estamos na época da gripe e é normal que apareçam casos. Obviamente vamos vigiando porque é para isso que o sistema existe", disse ao DN.

No entanto, afasta a possibilidade de a gripe voltar em força e de haver uma segunda onda na Primavera. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) também já disseram que é pouco provável. Esta, no entanto, nunca seria tão grave como a primeira, uma vez que cerca de dois milhões de portugueses já estão imunizados contra o H1N1 - quer por terem tido a doença, por vezes sem sintomas, quer por terem sido vacinados.

Entretanto, o Ministério da Saúde reviu a lista de vítimas mortais da gripe A em Portugal e o número de mortes atribuídas à pandemia subiu para 121. Isto devido à inclusão de pessoas sobre as quais havia dúvidas quanto à causa da morte. Destas, 22 eram saudáveis, mas as restantes tinham factores de risco. A última morte data de 8 de Fevereiro. No mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde, a gripe pandémica matou 16 813 pessoas, desde que apareceu em Abril passado. Na Europa, 98% dos vírus da gripe identificados desde a Primavera passada eram da nova estirpe.

Diário de Noticias

Sem comentários: