Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 27 de março de 2010

Jovem de 16 anos despedida no Facebook...

As redes sociais são um meio inestimável de comunicação além fronteiras. Mas têm tanto de atractivo como de perigoso. Uma britânica de 16 anos foi despedida com uma mensagem publicada no seu perfil do Facebook.


Jovem de 16 anos  despedida no Facebook
Mensagem de despedimento publicada no Facebook

Chelsea Taylor ficou incrédula quando leu a mensagem deixada no seu Facebook, dia 13 de Março, por uma das responsáveis da cafetaria onde trabalhava aos sábados, em Leigh, no Reino Unido. Num espaço virtual que é dedicado a conversas entre amigos, leu a informação que tinha sido despedida.

O despedimento foi transmitido numa linguagem amigável e com termos normalmente utilizados na Internet, em que as regras de escrita se simplificam e distanciam do que é ortograficamente correcto.

A autora da mensagem, Elaine Sutton, explica que não conseguiu contactar Chelsea por telefone e que estava a ser despedida por ter perdido uma nota de 10 libras (cerca de 11 euros), cujo valor acabou por estar em falta na caixa ao fim do dia. Pede ainda à jovem que passe na cafetaria para acertarem as contas. No final, a chefe lamenta ter de tomar esta decisão e manda dois beijos.

“Até uma mensagem de texto SMS (para o telemóvel) teria sido melhor que o Facebook. Não tiveram coragem de mo dizer na cara”, disse Chelsea indignada. Também a Imprensa britânica tentou uma declaração da cafetaria “Lancashire Tea Room”, onde a jovem trabalhava, mas sem sucesso.

“É repugnante despedir um jovem trabalhador através do Facebook, é terrível e cruel”, considerou a mãe de Chelsea, Nicola, de 37 anos, que é gestora de uma empresa de táxis. “Não posso acreditar que nem sequer tiveram a decência de lhe dizer por telefone”, acrescentou a progenitora, furiosa com a linguagem utilizada na mensagem, repleta de erros ortográficos.

“Que mensagem passa para os jovens que esperam arranjar emprego o facto de ser despedir alguém pelo Facebook? Já é tão difícil para os adultos conseguirem trabalho”, salienta Nicola.

“A minha filha ficou devastada quando se apercebeu que tinha perdido o dinheiro, mas acidentes acontecem”, defende. “Disse-lhe para ser honesta e contar o que tinha acontecido. Ofereci-me para repor o valor mas o gerente assegurou que não havia problema”. No entanto, ao final do dia, Chelsea leu a mensagem que a tornou, provavelmente, na primeira pessoa no Reino Unido a ser despedida pelo Facebook.

JN

Sem comentários: