Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 27 de março de 2010

Carta de Hitler vendida em leilão por nove mil euros...

Carta de Hitler vendida em leilão por nove mil euros

Comprador diz que pagaria até 55 mil euros pelo documento. A carta expressa a vontade do líder nazi em estabelecer relações ?verdadeiramente cordiais? com o Reino Unido, 13 anos após o fim da Primeira Guerra Mundial.

?Ficaria contente se a infeliz psicose de guerra pudesse ser ultrapassada de tal forma que fosse possível criar uma relação verdadeiramente cordial entre o povo britânico e alemão, tão desejada por mim e pelo meu movimento?. As palavras são de Adolf Hitler, datam de 1931 e estão registadas numa carta vendida ontem em leilão pela Bonhams por oito mil libras (cerca de nove mil euros).
Escrita à máquina 13 anos após o fim da Primeira Guerra Mundial, a carta é a resposta a um convite de um jornalista britânico do jornal Express, que pediu a Hitler para escrever um artigo sobre a crise económica que o Reino Unido atravessava na altura.
Apesar de ter declinado a proposta por não querer parecer ?presunçoso? ao olhos do povo britânico, Hitler mostrou-se ?honrado? e agradeceu o convite ?gentil?.
O comprador do documento, dono de um museu sobre a Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos, considerou a compra uma ?pechincha incrível?. Kenneth Rendell disse que estaria disposto a a pagar até 50 mil libras (cerca de 55 mil euros).
De acordo com Rendell, a carta mostra que “Hitler pensava que Reino Unido e a Alemanha deveriam mesmo trabalhar juntos.”

DN

Sem comentários: