Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 22 de setembro de 2009

"Viva o rei!"....


O adro da Sé de Viseu encheu-se de visitantes que quiseram assistir ao cortejo "Viseu Afonsina", organizado pela Câmara Municipal no âmbito das comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu.


Mais de 300 figurantes trajaram a rigor e deram vida às personagens da época medieval, retratando as várias classes sociais da altura. A Sé e o Museu Grão Vasco serviram de cenário à teatralização do nascimento de D. Afonso Henriques, à sua coroação e às lutas entre cavaleiros.
Ao som de bombos, pandeiretas, gaitas de foles e flautas, o cortejo saiu do centro histórico em direcção ao rossio onde, mais uma vez, se fizeram lutas e performances históricas perante a assistência e o rei, montado a cavalo.


A acompanhar D. Afonso Henriques iam cavaleiros, elementos da nobreza, São Teotónio (padroeiro e confessor do rei), elementos do clero, malabaristas, bobos e o povo em grande euforia a gritar "Viva o rei!".


De regresso ao adro da Sé, os escudeiros encenaram episódios de luta sob os olhos atentos do rei e de toda corte. De seguida dois malabaristas animaram a festa, com lançamento de espadas (falsas) e pinos que faziam tangentes à convidada do público que participou no número.Os figurantes que participaram no cortejo pertencem a ranchos folclóricos e grupos etnográficos federados no concelho de Viseu, excepto os cavaleiros que eram elementos da GNR, assim como os cavalos que os transportaram.


Fernando Ruas também acompanhou o evento e, quando falou aos presentes, elogiou as associações: "Não há nenhum concelho que se possa orgulhar de ter um movimento associativo como o nosso".


Sem comentários: