Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Termo usado na primeira semana de campanha não é do total conhecimento dos portugueses...


Um dos assuntos que dominou a primeira semana da campanha foi o TGV. Desvendamos agora alguns dos segredos deste tipo de transporte e mostramos-lhe ainda o que pensam os portugueses sobre o comboio de alta velocidade.


O TGV é de facto uma marca dada ao comboio de alta velocidade construído pela empresa Alstom, marca essa que está inclusivamente registada na sociedade nacional de caminhos de ferro francesa.


O que em França se chama TGV, na Espanha dá pelo nome de AVE, na Alemanha ICE, nos Estados Unidos chama-se Acela Express e na longínqua Coreia do Sul dá pelo nome de KTX.


Mas será que o TGV, ou melhor, o comboio de alta velocidade permite transportar passageiros ou só mercadorias? Esclarecemos mais uma vez que este tipo de comboios transporta, de facto, passageiros, mas também serve para transportar mercadorias.


Dizer ainda que o comboio de alta velocidade introduzido em França no inicio da década de 80 não é o mais rápido do mundo. Esse titulo para a tecnologia Maglev utilizada no Japão, que atinge, desde 2003, velocidades de 581 km/h.


Informações importantes a poucos dias das eleições cuja campanha tem sido marcada pelo TGV

Sem comentários: