Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Inaugurada em Várzea de Calde ...


O Núcleo Museológico Casa da Lavoura e Oficina
do Linho foi ontem inaugurado em Várzea de Calde, constituindo a segunda a pedra na Rede Municipal de Museus, projecto da Câmara que está em desenvolvimento


O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, elogiou o trabalho desenvolvido pela equipa de Alberto Correia, que chefiou o projecto de criar um museu do linho em Várzea de Calde. "Fez um trabalho fantástico", sublinhou o autarca.


O edil viseense frisou que lhe "custa muito" ver o centro das aldeias a desertificarem-se", pelo que "obras como a do Núcleo Museológico são importantes" para reverter essa tendência. Tanto mais que Fernando Ruas salientou "gostar da genuinidade do mundo rural".


Utilizou uma frase que amiudadas vezes cita: "Para falar ao vento são só precisas palavras, para falar ao coração são necessárias obras!" Para si, o Núcleo Museológico Casa da Lavoura e Oficina do Linho "está na raiz, no coração das pessoas".


O presidente da Junta de Freguesia de Calde, Herculano Gonçalves, agradeceu a obra à Câmara de Viseu e Alberto Correia, o 'arquitecto' do projecto fez uma visita guiada ao Museu, tendo realçado o trabalho de Raquel Greenleafe, a responsável pela nova infra-estrutura, e as fotografias de José Alfredo, que são a imagem do processo de fabrico do linho, mostram os bonitos locais da freguesia e identificam o trabalho dos agricultores.


Expostos estão artefactos, quer da lavoura, quer do fabrico do linho. Desde alfaias a teares, passando por cozinhas e por utensílios ainda usados hoje em dia, tudo pode ser apreciado por quem visitar este espaço de cultura.


Aberto a todos, o Museu receberá, prioritariamente, na próxima semana, a visita de professores. Como casa de conhecimento e de cultura, é natural que quem ensina saiba o que existe neste Núcleo, para depois guiar os seus alunos.


O Núcleo Museológico Casa da Lavoura e Oficina do Linho é a segunda pedra da Rede Municipal de Museus. A primeira foi o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. Seguir-se-ão o Museu do Quartzo, Sinagoga, Casa da Ribeira e o Museu de Arqueologia, na Casa do Miradouro.


Sem comentários: