Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Já é o terceiro navio deste armador a ser travado pelo mesmo motivo...

As autoridades norueguesas apreenderam o arrastão português «Praia de Santa Cruz», por pesca ilegal de bacalhau e eglefim, avança a «TSF». Fonte da polícia norueguesa confirmou à rádio que o armador vai ser penalizado com uma multa avultada.



Segundo a «TSF», a marinha norueguesa abordou o arrastão português no sábado numa zona de pesca exclusiva ao largo do arquipélago de Svalbard, no mar da Noruega, tendo-o apreendido.


Em terra, os inspectores encontraram cerca de 450 toneladas de bacalhau e eglefim, quantidades significativamente maiores do que as declaradas às autoridades norueguesas.


O arrastão português, com uma tripulação de cerca de 40 homens, pertence ao armador Silva Vieira, que já viu outros dois navios serem apreendidos na Noruega, tendo sido multado por pesca ilegal, adianta a «TSF». A associação ambientalista Greenpeace pede ao Governo de Oslo que a frota de Silva Vieira seja incluída na lista de barcos impedidos de pescar em águas da Noruega.


Entretanto, uma fonte da polícia norueguesa garantiu à TSF que o armador Silva Vieira vai ser penalizado com uma multa bastante avultada, o que pode ir dos 100 aos 200 mil euros.


De acordo com a TSF, o Ministério do Negócios Estrangeiros português já iniciou contactos com as autoridades norueguesas para encontrar uma solução para o caso.


Sem comentários: