Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Piso romano encontrado em casa da Prebenda...

Os vestígios arqueológicos encontrados durante a requalificação de uma casa em ruínas na Rua da Prebenda, em Viseu, vão ser musealizados. Trata-se, segundo o arqueólogo Pedro Sobral, de um achado que se supõe ser parte de um piso de uma sala de uma casa da época romana.


"Tudo leva a crer que seja o piso de uma sala que seria propriedade de um (senhor) abastado. O piso é composto por um ladrilho em cerâmica que é pouco comum encontrar-se", explicou o responsável pelas escavações que foram feitas na habitação.


Pedro Sobral anunciou ainda que o piso vai ser todo reconstruído. No local foram encontradas cerca de mil peças que compõem o ladrilho. "As que falharem para que o pavimento fique completo, vão ser feitas numa olaria típica", sustentou.


"Esta é mais uma peça do puzzle que nos permite conhecer a cidade de Viseu na época romana", frisou o arqueólogo.


O projecto de requalificação do imóvel teve que ser alterado e adaptado por forma a que o piso seja preservado e colocado à vista. O edifício - cuja requalificação está a cargo da SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu) - vai ter duas componentes, uma habitacional, com três apartamentos; e outra para serviços.


No futuro será ali instalada a sede da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.


"Com a descoberta dos achados houve necessidade de reformular todo o projecto", explicou Américo Nunes, presidente da SRU.


O também vice-presidente da autarquia viseense anunciou ainda que a alteração obrigou a um aumento no custo da obra de cerca de 89 mil euros, juntando-se aos 430 mil euros inicialmente previstos.


O imóvel deverá ficar pronto no início do próximo ano.


Sem comentários: