Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 3 de julho de 2009

PSP apreendeu carros, armas e material furtado a jovens que actuaram no Norte. Gangue usava cordas e gancho para arrombar portas e montras...

Após muitas noites seguidas de assaltos a gasolineiras e a ourivesarias, no Norte, um grupo de jovens foi desmantelado, esta quinta-feira, pela PSP do Porto. Foram detidos 10 indivíduos e apreendidos carros furtados e armas.


O gangue, cujo núcleo duro é constituído por jovens da zona de Ermesinde (Valongo), estava há muito na mira das autoridades. E suspeito, de, nos últimos meses, ter protagonizado pelo menos 80 assaltos, quase todos por arrombamento e com muitos estragos à mistura, a lojas de conveniência de postos de combustível e a ourivesarias.


A vaga de crimes estava a causar preocupação, principalmente nas zonas do Grande Porto e do Vale do Sousa. Só nas últimas semanas, houve casos em concelhos como Paredes, Penafiel, Valongo, Santo Tirso, Maia e Porto.


Encapuzados, com luvas e munidos de armas, a usar no caso de algo correr mal, os assaltantes atacavam de madrugada. Para rebentar com os gradeamentos de protecção das portas e montras dos estabelecimentos, chegavam a usar cordas, correntes e até um gancho, que amarravam às viaturas. Em situações mais "simples", recorriam a pés-de-cabra. Nos estabelecimentos procuravam sobretudo tabaco, dinheiro e objectos de valor, deixando para trás um cenário de destruição.


Ultimamente, faziam-se transportar num Audi A4 roubado por "carjacking", em Matosinhos. Mas terão, também, usado outros veículos de alta cilindrada furtados. Os suspeitos foram detidos pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto depois de, na madrugada de ontem, terem efectuado mais duas investidas: numas bombas de gasolina, na Maia, e numa ourivesaria, no Porto. Já referenciados pela DIC, acabariam por ser apanhados numa operação que envolveu mais de duas dezenas de buscas, no Grande Porto. Além dos operacionais, a PSP visou os receptadores, ou seja, os indivíduos que ficavam com o material furtado.


Nas buscas foram apreendidas pelo menos sete viaturas, quatro armas de fogo (caçadeiras e pistolas) e tabaco obtido nos assaltos. À hora do fecho desta edição, as diligências prosseguiam. Os detidos, com idades a rondar os 20 anos, são hoje presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto.


O posto de combustível da Prio, em Pedrouços (Maia), e a Ourivesaria Brilhante, no Porto, foram os últimos alvos do gangue. Na gasolineira, cerca das 3.10 horas, três indivíduos, com gorros, actuaram com o método que se tornou a imagem de marca: arrombaram a protecção metálica com auxílio de uma corda amarrada ao Audi A4 em que circulavam.


Já no interior, recolheram vários volumes de tabaco, num montante que poderá ascender aos mil euros. O estrondo despertou a vizinhança, na Travessa Nova da Giesta. Segundo moradores, pouco depois de disparar o alarme, apareceu no local um polícia que reside perto e que ainda terá visto o carro em fuga. "Ele estava em tronco nu, de calções e com pistola na mão. Pediu um telemóvel e ligou logo para avisar os colegas da PSP", disse uma testemunha.


Cerca de uma hora depois, os mesmos jovens terão estado envolvidos no assalto à Ourivesaria Brilhante, na Rua de Santo Ildefonso, no centro do Porto. Naquela situação, os assaltantes recorreram a um pé-de-cabra para rebentar a grade e a fechadura da porta do estabelecimento.


De acordo com o proprietário, que teve de interromper as férias por causa do furto, os ladrões entraram na loja e furtaram "expositores com voltas, pulseiras e medalhas", cujo valor ainda não tinha calculado.


Sem comentários: