Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ajudar as populações a enfrentar os tempos de crise...

Um grupo de professores do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), decidido a ajudar as populações a enfrentar os tempos de crise, está a dar a conhecer as suas reflexões, recorrendo a vários meios de comunicação locais


Denominado "Clareza no pensamento", o grupo de oito professores da Escola Superior de Tecnologia do IPV, sobretudo das áreas de Gestão e de Economia, usa o canal do Politécnico TV, um blogue, rádios e jornais da região para - através de textos, áudio e vídeos - passar as ideias que no passado ficavam confinadas às suas conversas.


"Achámos que, aproveitando o facto de sermos professores, tínhamos obrigação de explicar às pessoas o que está a acontecer com a crise, aspectos que por vezes não entendem, por exemplo, relacionados com economia, fiscalidade e empreendedorismo", justificou Alfredo Simões, um dos elementos do grupo.


Ao objectivo de "contribuir para a melhoria da compreensão de fenómenos de natureza económica e financeira", o grupo juntou também o de desenvolver acções de solidariedade dentro da própria escola.


"Sentimos que na escola havia alunos com dificuldades em suportar as suas despesas, nomeadamente de alimentação e as propinas, e procurámos também fazer algumas acções", contou Alfredo Simões.
O grupo pretende assim que os alunos, muitos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), "não tenham que desistir do curso por causa das dificuldades".


O docente exemplificou com o "encontro de culturas" realizado recentemente, que incluiu um jantar e actividades culturais que se traduziram em fundos para os alunos dos PALOP.
O grupo "Clareza no pensamento" tem ainda um terceiro objectivo que Alfredo Simões admite ser "um pouco mais ambicioso", que é "contribuir para o desenvolvimento da região" no âmbito de uma estratégia conjunta com outros agentes económicos e políticos.


"Além de um plano de comunicação da região para o exterior, queremos tentar desenvolver um conjunto de iniciativas para promover a região como sendo capaz de acolher pessoas qualificadas e empresas de base tecnológica", explicou.


O docente contou que, nesse âmbito, o grupo está actualmente a desenvolver "um plano de acção para o desenvolvimento da região" com as associações empresarial e comercial de Viseu e a comunidade intermunicipal da região Dão Lafões, que deverá iniciar-se a partir de Setembro/Outubro.


A intenção é "pensar a região para além da crise" para que, "depois da crise, tenha outros meios para se desenvolver", frisou.


Na sua opinião, "a crise já está a afectar a região Dão Lafões, tem havido desemprego, ainda que o facto de ter um tecido empresarial diversificado a ajuda a adaptar-se melhor".

Sem comentários: